Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Ministro da Economia diz que parque de Lanheses é uma “obra notável”

Rádio Alto Minho

17 Janeiro 2019, 19:35

Acessibilidade

Publicidade

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira disse hoje que o parque empresarial de Lanheses "é uma obra notável", não apenas pela “qualidade” das infraestruturas, como das unidades industriais que, partir dali, “operam e servem o mundo interno”. Pedro Siza Vieira falava durante a inauguração da quinta fase do parque, orçada em cinco milhões de euros e que acolhe quatro novas empresas do setor automóvel. Em conjunto criaram 1.270 empregos e investiram 87 milhões de euros.

O presidente da Câmara, José Maria Costa referiu que, “ao acolher estas novas empresas de componentes plásticos para o setor automóvel, Viana do Castelo afirma-se, cada vez mais, como um ‘Plastic Valley’”.

“Esta nova área de acolhimento empresarial acolhe quatro novos investimentos industriais do setor automóvel, a STEEP Plastique, a BONTAZ, a Eurostyle e a ALUDEC, criando 1.270 novos postos de trabalho na velocidade cruzeiro, num investimento de 87 milhões de euros. Ao acolher estas novas empresas de componentes plásticos para o setor automóvel, Viana do Castelo afirma-se, cada vez mais, como o ‘Plastic Valley’. Do setor automóvel nacional, se juntáramos da Zona Industrial de Neiva  a UMC, a Howa Tramico, a VianaPlasticos,  e neste parque a Eurosteel, a Steep Plastique, a Serilusa e a ALUDEC”, afirmou o autarca socialista.

 

José Maria Costa adiantou que “Viana do Castelo é o 16º concelho mais exportador a nível nacional, sendo responsável por 1,5 % das exportações nacionais e contribuindo para um ‘superavit’ positivo de cerca de 300 milhões de euros”.

O autarca socialista reforçou que o “município entrar no ‘top ten’ das exportações nacionais até 2020, ano em que o concelho deverá exportar mais de 1.000 milhões de euros, correspondendo 30% ao cluster eólico, 30% setor do papel e 40% ao setor automóvel”.

 

Constituído em 2001, aquele parque, o maior do concelho, acolhe, para além do ‘cluster’ das energias renováveis da Enercon, empresas dos mais diversos setores de atividade, desde o automóvel, distribuição e transformação alimentar, metalomecânica ou transformação de vidro.

Em 2018 foram investidos 315 mil euros na melhoria dos acessos rodoviários entre o nó da autoestrada A27 e aquele parque empresarial.

A obra, integrada no Programa de Valorização das Áreas Empresariais, tem como principais objetivos, reforçar a competitividade das empresas, potenciar a criação de emprego e aumentar as exportações.

Situado junto da A27 e do nó com a A3, o parque empresarial de Lanheses está ainda próximo do porto de mar de Viana do Castelo.

O projeto do parque empresarial de Lanheses foi lançado em 2000 numa parceria entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a câmara e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC). O espaço ficou concluído no final de 2003, tendo Durão Barroso, então primeiro-ministro do Governo PSD-CDS-PP, presidido à abertura oficial do parque, que, em 2004, começou a receber as primeiras empresas.

No concelho, existem ainda a Zona Industrial de Neiva e o Parque Empresarial da Praia Norte.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade