Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Ministro da Educação “orgulhoso” por iniciar no Alto Minho “nova vaga de expansão” das escolas

Rádio Alto Minho

14 Junho 2019, 22:42

Acessibilidade

Publicidade

Tiago Brandão Rodrigues disse hoje, na escola básica e secundária de Monte da Ola, em Vila Nova de Anha, Viana do Castelo, estar "muito orgulhoso" por poder, como "ministro da República, natural do Alto Minho", começar neste território, "a nova vaga de expansão" das escolas do país.

O governante falava durante a cerimónia de assinatura do acordo entre o Ministério que tutela e a  Câmara liderada por José Maria Costa que garantiu um investimento de 1,5 milhões de euros na requalificação da escola, sede do mega-agrupamento do Monte da Ola.

“Hoje é um dia muito feliz. Tenho muito orgulho, como ministro da República, natural do Alto Minho de estar a iniciar aqui uma nova vaga de expansão das escolas portuguesas”, afirmou o governante natural de Paredes de Coura.

Tiago Brandão Rodrigues assistiu a um momento musical com os alunos, entrou nas salas de aula, interagiu com os alunos e até deu um “give five” a um dos alunos que “brincou” com o ministro da Educação.

Já o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, retribuiu a “prenda” oferecida por Tiago Brandão Rodrigues com outra “prenda”, a aprovação, pelo executivo municipal, da transferência de competências na área da educação.

A diretora do agrupamento de escolas de Monte da Ola, Conceição Rabaçal Fernandes, congratulou-se com a formalização do investimento, referindo que o estabelecimento “precisa muito” daquela obra.

“Em 32 anos é a primeira intervenção. É uma obra que premeia o dinamismo da escola e é necessário para o conforto dos alunos. O modelo antigo da escola cria muitas dificuldades em termos de conforto térmico. É uma escola muito fria no inverno e muito quente no verão e que ainda tem placas de fibrocimento. Esta é uma obra muito importante para toda a gente.”, referiu a responsável.

Do investimento previsto, um milhão de euros será comparticipado por fundos comunitários através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Situada na margem esquerda do rio Lima, a escola básica e secundária de Monte da Ola é sede de um agrupamento composto por 14 estabelecimento de ensino, com cerca de 2.200 alunos das freguesias de São Romão do Neiva, Castelo de Neiva, Chafé, Vila Nova de Anha, Darque, Mazarefes, Vila Fria, Alvarães, Subportela, Vila Franca.

A escola que vai ser agora intervencionada tem 557 alunos distribuídos por turmas do 2.º e 3.º ciclos de ensino básico, e ensino secundário.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade