EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Ministro do Ambiente anuncia concurso para pesquisa de lítio em nove das 12 zonas identificadas

Rádio Alto Minho

30 Maio 2019, 12:28

Acessibilidade

Publicidade

O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, anunciou a abertura do concurso para a prospeção de lítio em nove das 12 áreas identificadas com elevado potencial, tendo três sido eliminadas por ficarem em "áreas ambientalmente sensíveis".

A pesquisa, prospeção e exploração de lítio marcou, na quarta-feira, a comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, no Parlamento.

João Pedro Matos Fernandes disse que “não existe, neste momento, nenhuma exploração de lítio autorizada”.

Adiantou que “vai ser lançado o concurso para ser feita a prospeção para saber se nessas nove áreas existe ou não existe lítio”.

“Se existir lítio, e se quem ganhar esse concurso quiser passar para a exploração, tem que fazer um estudo de impacte ambiental sobre o projeto”, afirmou.

O ministro do Ambiente, destacou que só pode avançar se, do ponto de vista ambiental, receber ‘luz verde’.

No final da audição, o governante destacou que “Portugal é um país rico num recurso que é absolutamente fundamental para a transição energética que é o lítio”.

“Precisamente para acabar com o que aconteceu no passado, de atomização dessas mesmas explorações, foi definido um plano que encontrou 12 zonas com elevado potencial para a existência de lítio. Dessas 12, três delas ficavam em áreas ambientalmente sensíveis. Por isso, foram retiradas. Neste momento, falamos de nove áreas”, precisou.

Matos Fernandes sublinhou que o Governo não tem “um projeto de fomento mineiro para Portugal, mas de transição energética, para a qual o lítio é essencial”.

Mais, acrescentou, “os concorrentes têm que necessariamente associar um projeto industrial para que maior valor acrescentado fique em Portugal e o lítio seja tratado no país para ter o maior valor acrescentado a partir dessa atividade”.

A procura mundial pelo lítio, usado na produção de baterias para automóveis e placas utilizadas no fabrico de eletrodomésticos, está a aumentar e Portugal é reconhecido como um dos países com reservas.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Lusitânea Seguros (NOTICIAS)
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat

Publicidade

Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Taqi

Siga-nos

Comentários

Publicidade