EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Ministro do Ambiente na assinatura da parceria pública da nova empresa regional Águas do Alto Minho

Andrea Cruz

10 Janeiro 2019, 9:48

Acessibilidade

Publicidade

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética vai marcar presença, esta sexta-feira, na cerimónia de assinatura da Parceria Pública da nova empresa regional Águas do Alto Minho.

A sessão está marcada para as 11:00, na biblioteca municipal de Viana do Castelo e vai contar com a presença dos presidentes das Câmaras de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Valença, Arcos de Valdevez e Ponte de Lima.

Em causa está a criação da Águas do Alto Minho, empresa de gestão das redes de água, em baixa, e do saneamento, detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e, em 49%, pelos dez municípios do distrito de Viana do Castelo que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, três – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – chumbaram a constituição daquela parceria.

A fusão dos serviços municipais de águas e saneamento de Viana do Castelo, de Caminha, de Vila Nova de Cerveira, de Valença, de Paredes de Coura, de Ponte de Lima e dos Arcos de Valdevez numa só empresa, a Águas do Alto Minho, vai assegurar um investimento de 271 milhões, em 30 anos, para renovar, manter e ampliar as infra-estruturas.

Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo a fusão dos sistemas, em baixa, de água e saneamento do Alto Minho vai garantir ao concelho 75 milhões de euros, a investir nos próximos cinco anos.

Daqueles 75 milhões de euros, “21 milhões serão investidos até 2023″ na substituição e modernização das redes, em baixa, de abastecimento de água e saneamento básico”.

José Maria Costa explicou que dos 75 milhões previstos para Viana do Castelo “26 milhões de euros serão a fundo perdido (candidaturas a fundos comunitários). O restante, assinalou, “será obtido por autofinanciamento ou recurso a empréstimos bancários com melhores taxas de juro e com regime de longevidade que, sozinhos, não teríamos e sem conflituar com a capacidade de endividamento dos próprios municípios”.

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - OVNITUR
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)

Publicidade

Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - QUEEN (individual)
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

Siga-nos

Comentários

Publicidade