EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Moeda Espigueiros do Noroeste Peninsular apresentada no Soajo

Andrea Cruz

28 Novembro 2018, 16:35

Acessibilidade

Publicidade

A moeda de coleção Espigueiros do Noroeste Peninsular lançada, no início do mês, pelo Banco de Portugal vai ser apresentada no sábado, pelas 16:30, na Casa do Povo de Soajo, em Arcos de Valdevez. A cerimónia de apresentação vai contar com a presença do autarca João Manuel Esteves e do presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

A moeda Espigueiros do Noroeste Peninsular, da série Etnografia Portuguesa, da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, é da autoria de Isabel Carriço e Fernando Branco.

No dia 07 de novembro, o Banco de Portugal lançou duas moedas de coleção, designadas “Centenário do Armistício” e “Espigueiros do Noroeste Peninsular”, no valor facial de cinco e 2,5 euros, respetivamente.

A moeda “Espigueiros do Noroeste Peninsular”, que vai ser apresentada no próximo sábado no Soajo, tem edição limitada a 60.000 moedas e acabamento normal, apresentando no anverso (cara), à esquerda, a representação de um espigueiro em grande plano. À direita, mostra o escudo de armas.

Na orla inferior, tem a legenda “2018-PORTUGAL” e o valor facial, enquanto na coroa, ao centro, tem um conjunto de espigueiros típicos de Portugal, na orla superior, a legenda “Espigueiros” entre duas massarocas de milho, as quais simbolizam a função destas construções e na orla inferior, tem a indicação dos autores e as legendas “Noroeste Peninsular” e “INCM”.

Já a moeda “Centenário do Armistício”, limitada a uma emissão de 60 000 moedas com acabamento normal, apresenta no anverso (cara), na parte superior, o escudo de armas, e na parte inferior, o valor facial, à esquerda, a legenda “Portugal” e à direita as legendas “INCM” e “2018”, bem como a indicação do autor.

No reverso (coroa), a moeda possui no campo central, a reprodução de uma papoila, que simboliza o Armistício. Na parte superior apresenta a legenda “Armistício” e na parte inferior, as legendas da hora e data do cessar-fogo “11.11.11” e “1918”.

 

 

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Eugenia Lopes (individual)
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing

Publicidade

Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - Cerqueira’s
Rádio Alto Minho - Solar Merufe (banner noticias)
Rádio Alto Minho - Crédito Agricola
Rádio Alto Minho - Eletro Borlido

Siga-nos

Comentários

Publicidade