EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Monção e Melgaço recebem encontro europeu sobre “Cidadania para o Século XXI”

Micaela Barbosa

04 Abril 2019, 15:51

Acessibilidade

Publicidade

Monção e Melgaço vão receber, amanhã e sexta-feira, um encontro europeu subordinado à temática “Cidadania para o Século XXI. A contribuição das comunidades locais”, que conta com participantes de vários países.

Em comunicado, a autarquia explicou que o encontro “prende, através do intercâmbio de experiências e saberes entre as comunidades europeias, estabelecer, como base de reflexão e aprendizagem, a partilha de histórias e vivências entre os participantes”.

O início do encontro decorre em Melgaço, na Casa da Cultura, e inclui fóruns intitulados “As Memórias de Fronteira: Histórias de Partidas e de Acolhimento”, por Américo Rodrigues e Roman Alonso, da Universidade de Santiago de Compostela, e “As novas fronteiras e as novas cidadanias”, por Paulo Seixas, da Universidade de Lisboa.

O programa inclui ainda uma mesa redonda moderada por Álvaro Campelo, da Universidade Fernando Pessoa, incluindo os palestrantes anteriores, o presidente da autarquia melgacense, Manoel Batista, o Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado, e o candidato às eleições europeias, Manuel Pizarro.

Já a partir das 14:30, realiza-se uma visita ao Museu de Melgaço e a Castro Laboreiro.

No sábado, na Escola Profissional de Monção, as palestras incidem sobre “A cultura das sociedades em trânsito. Perdas e benefícios”, por Isabel Silva, da Universidade do Porto, e Joaquim Castro, do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, e “Construir a ideia de Europa dos Cidadãos: O papel das comunidades locais”, por João Casqueira, da Universidade Fernando Pessoa, e Roberto Mansilla, do Instituto galego de Análise e Documentación Internacional.

Após a mesa-redonda, pelas 12:00, com moderação de Álvaro Campelo, da Universidade Fernando Pessoa, os palestrantes anteriores, e o autarca monçanense, António Barbosa, realiza-se, pelas 14:00, a sessão de aprovação da carta de Monção e Melgaço, terminando com visita ao Núcleo Museológico “Torre de Lapela” e Ponte do Mouro.

Publicidade

Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Queima do Judas 2019
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing

Publicidade

Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual

Siga-nos

Comentários

Publicidade