EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Monção recebe colóquio sobre “Emigração para França na Década de 60”

Micaela Barbosa

30 Março 2019, 14:00

Acessibilidade

Publicidade

A Casa Museu de Monção/Universidade do Minho vai receber, no dia 5 de abril, às 10:00, o colóquio sobre “Emigração para França na Década de 60”, que é promovido pela Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade “Mulher Migrante” com a colaboração da Câmara Municipal de Monção.

Em comunicado, a autarquia explicou que “neste colóquio, saberá mais sobre a emigração para França nos anos 60, juntando a procura de melhores condições de vida, a travessia a salto, a fuga ao serviço militar obrigatório ou a morte encontrada em pleno rio Minho, com outros momentos que “encadernam” as múltiplas páginas de uma realidade vivida por milhares de monçanenses”.

“A iniciativa pretende abordar os motivos desta debandada do país, o papel da mulher em contexto migratório, a integração dos “nossos” no país de acolhimento e a ligação umbilical ao local de origem”, adiantou.

O programa compreende ainda “Ateliês da Memória” com “Uma outra forma de partir”, da autoria de Henrique Barreto Nunes, testemunhos de monçanenses que vão abordar a viagem “a salto” para França, e dramatizações encenadas pelos elementos da Universidade Sénior de Monção e alunos da Escola Básica Deu-la-Deu Martins, coordenados pela professora Rosa Lima.

Além das conferências e dramatizações, o colóquio inclui ainda a abertura da exposição fotográfica “O Principio”, da autoria de Marcos Rodrigues, e da exposição de pintura “Fragmentos de um Tempo”, da autoria de Lourdes Magalhães.

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Queima do Judas 2019

Publicidade

Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

Siga-nos

Comentários

Publicidade