EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Movimento SOS Serra d’Arga entrega petição na Assembleia da República contra concursos para prospeção de lítio

Andrea Cruz

15 Janeiro 2020, 20:40

Acessibilidade

Publicidade

O movimento cívico SOS Serra d'Arga entregou, esta quarta-feira, na Assembleia da República, à vice-presidente Edite Estrela, uma petição com mais de 1.500 assinaturas contra a proposta do Orçamento do Estado para abertura de concurso público de prospeção e exploração de minérios em nove zonas do país.

O movimento SOS Serra d’Arga luta contra a prospeção de lítio numa área que abrange os municípios de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e Ponte de Lima.

A proposta de OE, o Governo quer criar em 2020 um ‘cluster’ do lítio e da indústria das baterias e vai lançar um concurso público para atribuição de direitos de prospeção de lítio em nove áreas do país.

Na petição hoje entre no parlamento, o movimento cívico apela aos deputados que chumbem aquela medida.

Em julho de 2019, o Governo decidiu “excecionar” o sítio Rede Natura 2000 Serra d’Arga do conjunto de áreas a integrar no concurso para a prospeção de lítio, mas o movimento assegura que se mantém a pretensão de exploração mineira naquela serra.

O movimento cívico defende que a exceção decretada pelo Governo refere-se ao maciço central da Serra, sem interesse para a prospeção de lítio ou qualquer outro mineral.

 

Publicidade

Rádio Alto Minho - RETOMA RAM
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Decisões e Soluções

Publicidade

Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - 100% ProAuto

Siga-nos

Comentários

Publicidade