EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Regional

Navegador Caramuru já chegou à Praia Norte

Pedro Xavier

05 Julho 2018, 16:59

Acessibilidade

Publicidade

A estátua de homenagem ao navegador Caramuru, obra de arte da autoria de José Rodrigues, já se encontra na Praia Norte em Viana do Castelo.

Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, natural da capital do Alto Minho e historicamente apelidado de “destemido navegador”, que naufragou no Brasil em 1508 e passou a vida entre os indígenas da costa brasileira, em especial na Bahia, facilitando o contacto dos primeiros europeus com os povos nativos.

O monumento foi inaugurado na Praça da República, ponto central da cidade, em dezembro de 2008, pelo ex-autarca Defensor Moura, antecessor do atual presidente da Câmara, José Maria Costa, na altura vereador da maioria socialista.

Com cinco metros de altura e três de largura, o navegador e a sua companheira indígena, Paraguaçu, surgem em trajes reduzidos, perante as críticas de moradores, há já vários anos, face à dimensão e ao enquadramento arquitetónico.

A instalação do monumento aconteceu no âmbito das comemorações dos 750 anos do foral de Viana do Castelo.

A obra, em bronze fundido, foi colocada em frente ao museu do Traje, na passagem de ano de 2008″.

A remoção da estátua de homenagem ao navegador da principal praça da cidade, aconteceu em maio passado e era reclamada há anos, pela população e pelos partidos da oposição na autarquia.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Lusomotor
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing

Siga-nos

Comentários

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus
Rádio Alto Minho - Espadarte Festival
Rádio Alto Minho - Motriviana – CLÍNICA