EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Nossa Senhora da Agonia tem santuário na cidade brasileira de Itajubá

Andrea Cruz

25 Novembro 2019, 10:25

Acessibilidade

Publicidade

A devoção a Nossa Senhora d’Agonia não é exclusiva dos fiéis de Viana do Castelo. A padroeira dos homens do mar da capital do Alto Minho é venerada no município de Itajubá, em Minas Gerais, no Brasil onde a comunidade local lhe dedicou um santuário graças a um vianense, natural de Lanheses, radicado naquela região.

António de Lima Costa doou um terreno para a construção do templo, pedindo em “contrapartida” que fosse dedicado à Senhora d’Agonia, “de quem era muito devoto”.

A padroeira dos pescadores de Viana do Castelo não era conhecida pelos fiéis locais, mas o pedido do português foi concretizado e hoje o santuário arquidiocesano da Nossa Senhora da Agonia , que até deu nome ao bairro onde está situado é visitado “durante todo o ano e acolhe romarias e visitantes de diversas partes do Brasil”.

António de Lima Costa acabaria por morrer antes de ser iniciada a construção do templo, concluído em 2006, e onde hoje é venerada a imagem que “mandou talhar” em Portugal e que chegou aquele município brasileiro na véspera do Natal de 1994.

As festas em honra da Senhora d’ Agonia ocorrem no santuário brasileiro, em agosto, tal como em Viana do Castelo, que, em 2020, lhe vai dedicar cinco dias, entre 19 e 23 de agosto.

 

Fotos retiradas do página do santuário de Nossa Senhora d’Agonia no facebook

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - reveillon

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - taqi 2
Rádio Alto Minho - Pecado Capital
Rádio Alto Minho - RB MOTOR 1
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)

Siga-nos

Comentários

Publicidade