Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Obras de Vivaldi, Bach e Haendel tocadas ao vivo no topo de montanha em Monção

Rádio Alto Minho

23 Novembro 2018, 10:30

Acessibilidade

Publicidade

Vivaldi, Bach e Haendel são os compositores escolhidos para um concerto marcado para sábado, na Igreja de Longos Vales, pelas 22:00, com participação de 11 músicos do Alto Minho Ensemble.

Organizada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, a iniciativa integra-se no projeto “Sente a História – Ação Promocional de Música & Património – Novas Abordagens, Novos Talentos” que está a decorrer até julho de 2019.

O Alto Minho Ensemble é um grupo que junta diferentes gerações de artistas do distrito de Viana do Castelo ou que exercem a sua atividade profissional na região.

O projeto “Sente a História” integra no total 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1.500 músicos e dez municípios. Este é já o décimo segundo concerto da iniciativa.

A Igreja de Longos Vales é considerada um dos mais importantes mosteiros medievais do Alto Minho, construída no reinado de D. Afonso Henriques.

Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, o projeto contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara), tendo como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.

Ainda no sábado, pelas 15:00, realiza-se uma visita guiada ao Castro de S. Caetano, também na freguesia de Longos Vales, no concelho de Monção. Os visitantes, para além de conhecerem aquela povoação celta localizada no topo da montanha, terão ainda a oportunidade de assistir à inauguração de uma obra de arte dotada de um telescópio onde pode ser observada a paisagem circundante.

Tanto o concerto como a visita guiada têm entrada gratuita.

O programa cultural “Sente a História – Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos” começou a 13 maio e termina a 20 de julho de 2019 e envolve os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara), tendo como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.

A iniciativa é organizada pela CIM Alto Minho, produzida pela Eventos David Martins e cofinanciada pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte e encontra-se integrada no Ano Europeu do Património Cultural em Portugal.

Foto: Wikipedia

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade