Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Paquete Made In Viana vai levar bandeira de Portugal aos quatro cantos do mundo

Rádio Alto Minho

29 Março 2019, 10:55

Acessibilidade

Publicidade

Chama-se MS World Explorer. É o primeiro paquete construído em Portugal e está fase de acabamentos no cais dos estaleiros navais de Viana do Castelo. Vai ser inaugurado, no dia 06 abril, numa “festa à altura da ambição” do projeto de cruzeiros e expedições de luxo da Mystic Invest, uma das empresas do grupo liderado por Mário Ferreira.

A Rádio Alto Minho conversou com o empresário do Porto a bordo da embarcação que vai levar a bandeira portuguesa “aos quatro cantos do mundo”.

“Será um orgulho para todos os portugueses poderem ver um navio de bandeira portuguesa a navegar por esses mares e oceanos e, ao mesmo tempo, saber que Portugal conseguiu preservar o ‘know-how’ na construção naval”, afirmou Mário Ferreira.

No meio da azáfama das obras de acabamento do navio de 70 milhões de euros, que mobilizam 700 dos mais de 1.300 trabalhadores que operam, diariamente, nos estaleiros da WestSea, Mário Ferreira vai vendo como correm trabalhos.

Não se cansa de referir que da conceção do projeto à construção, até aos materiais, tudo é português. As louças da Vista Alegre, os têxteis Lameirinho, às mobílias de Paços de Ferreira.

Na visita guiada à Rádio Alto Minho mostra as cabines, o auditório com capacidade para mais de 200 pessoas, a piscina, a prova com bancos aquecidos e a ponte de comando com “tecnologia de ponta”.

Conhece cada canto e descreve cada pormenor de uma embarcação que veio acrescentar  “conhecimento” aos estaleiros da WestSea e colocar “desafios” a que a “empresa soube responder”.

A tecnologia “inovadora” implicou “a procura de parceiros que ajudassem a desenvolver um produto complexo, com regras ambientais muito apertadas”, frisou.

O empresário considera que “este protótipo irá marcar uma nova era de navios cruzeiro em todo o mundo”, apontando como exemplo o sistema de tratamento de águas residuais ou dos lixos produzidos a bordo.

O sistema híbrido de propulsão do navio, “amigo do ambiente”, foi concebido numa parceria com a Rolls-Royce para “reduzir drasticamente os consumos”, como o “sistema dinâmico de posicionamento que evita o recurso a âncoras, protegendo o solo marítimo”.

O navio ‘MS World Explorer’, com capacidade para 200 passageiros e 110 tripulantes, representa um investimento de 70 milhões de euros, parte financiada pela banca portuguesa. Os outros dois da mesma série, um dos quais já em construção, estão orçados em 165 milhões de euros, e são financiados pelo ICBC Leasing, Banco Industrial e Comercial da China.

O batismo deste navio oceânico vai decorrer no dia 06 de abril, nos estaleiros navais da subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

O navio vai ter como madrinha Carla Bruni, ex  -primeira dama de França, mulher do ex-presidente Nicolas Sarkozy.

Vai começar a operar a 02 de maio, com um cruzeiro entre a cidade do Porto e Palma de Maiorca, em Espanha.

“Vai ser uma festa à altura da ambição deste projeto [de cruzeiros e expedições]”, adiantou.

O ‘MS World Explorer’ está preparado para navegar em águas polares com até um metro de espessura de gelo e irá realizar cruzeiros e expedições de luxo nos quatro cantos do mundo, em destinos tão remotos como a Antártida e o Ártico.

“A ocupação desde navio está totalmente esgotada em 2019, 2020 e 2021”, concluiu.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade