Parceiros europeus de visita ao Alto Minho e Esposende para conherem projetos e boas práticas ligadas às comunidades piscatórias
23 Outubro 2019, 16:13
Trinta e quatro parceiros de um projeto europeu de cooperação iniciaram hoje e até sexta-feira, uma visita ao Alto Minho e ao concelho de Espensede, Braga, para conhecerem projetos e boas práticas ligadas às comunidades piscatórias.
Em comunicado enviado hoje à imprensa, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho adiantou tratar-se do projeto de cooperação inter-regional CHERISH – Creating opportunities for regional growth through promoting Cultural HERitage of fISHing communities in Europe, cofinanciado pelo Programa Interreg Europe.
Os 34 participantes são oriundos da Holanda (Município de Middelburg), Letónia (Riga Planning Region), Espanha (Conselho Insular de Malhorca), Grécia (Município de Kavala), Portugal (CIM Alto Minho), Chipre (Development co. Pafos Ltd.), Itália (Região de Abruzzo) e Alemanha (EUCC – Coastal Union Germany).
Este projeto visa contribuir para a melhoria das políticas regionais de desenvolvimento que protegem e promovem o património cultural das comunidades piscatórias com o objetivo de reforçar a atratividade destas regiões para as empresas, cidadãos e turistas.
Durante estes três dias, os parceiros terão a oportunidade de conhecer projetos e boas práticas do Alto Minho e Esposende ligadas às comunidades piscatórias, nomeadamente o Projeto AmareMar (Esposende), o Aquamuseu do rio Minho de Vila Nova de Cerveira, as tradições ligadas ao Navio Gil Eannes, o projeto Lugar do Real – Aldeias de Mar (Ao Norte), as Conservas da Vianapesca e a recolha de sargaço em Castelo do Neiva.
O programa prevê ainda a realização de um workshop, no Núcleo Museológico do Sargaço de Castelo do Neiva, ligado aos saberes tradicionais ecológicos (Traditional Ecological Knowledge), durante o qual os participantes ficarão a conhecer as tradições ligadas à recolha de sargaço, incluindo um “storytelling” sobre Maria do Céu, a sargaceira de Castelo do Neiva.




















