EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Paredes de Coura entra na história ao receber 1ª chamada holográfica 5G em Portugal

Rádio Alto Minho

14 Agosto 2019, 1:05

Acessibilidade

Publicidade

O recinto do festival de música de Paredes de Coura foi palco, esta terça-feira à noite, da primeira transmissão holográfica 5G em tempo real, realizada em Portugal. O momento pioneiro na televisão nacional aconteceu durante a emissão em direto do ‘Jornal das 8’, quando o pivô José Alberto Carvalho foi "teletransportado" do estúdio da TVI através da rede 5G da Vodafone, para o recinto do festival a mais de 400 km da estação de Queluz.

Para a concretização desta operação, a Vodafone contou com 100MHz de espectro temporário na faixa dos 3,6GHz cedido pela ANACOM e com a tecnologia de ponta da Ericsson, parceiro estratégico da Vodafone Portugal para o desenvolvimento do 5G. Para o efeito foi utilizado equipamento Ericsson AIR 6488 5G, em cima do reforço habitual de capacidade da rede móvel 4G no recinto, que este ano duplicou em comparação com o ano passado.

Numa operação que envolveu a dedicação de mais de 60 profissionais de todos os parceiros envolvidos, dois estúdios de televisão (um deles criado de raiz na Vila de Paredes de Coura), sete semanas de preparação e perto de uma tonelada de material audiovisual, o sucesso da chamada holográfica deveu-se ao processo de comunicação bidirecional em tempo real que foi criado especificamente para o efeito.

No estúdio da TVI, a imagem do pivô foi captada em alta definição a 60 frames por segundo e transmitida através da rede móvel 5G da Vodafone para o estúdio em Paredes de Coura. Aqui, a imagem foi descodificada em 3D para um projetor holográfico e transmitida em direto e de volta para Queluz, para que José Alberto Carvalho conseguisse ver o que se passava no recinto do festival e conduzisse, sem qualquer interrupção de comunicação, o ‘Jornal das 8’.

Foto :MSN.COM

Para garantir a eficácia desta chamada holográfica, a resposta da rede 5G da Vodafone foi inferior a dez milissegundos, uma latência que garante uma fluidez de comunicação sem pausas, só possível com uma rede móvel de excelência como a da Vodafone Portugal.

O momento 5G aconteceu três meses depois da Vodafone Portugal ter concretizado a primeira sessão mundial 5G em roaming com a Vodafone Espanha. Antes disso, a Empresa já se tinha tornado o primeiro Operador a realizar uma ligação 5G com recurso a um smartphone 5G, sendo também pioneira na colocação de uma antena 5G, no seu Edifício Sede, em Lisboa. Todas estas iniciativas foram realizadas em estreita parceria com a Ericsson.

A chamada holográfica antecedeu o início da 27.ª edição do festival Vodafone Paredes de Coura, que se realiza entre os dias 14 e 17 de agosto, e que conta com a participação de, entre outros, The National, New Order, Patti Smith, Suede, Father John Misty e Car Seat Headrest.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - Festa do Mel (noticias)
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing

Publicidade

Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)

Siga-nos

Comentários

Publicidade