EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Nacional

Paredes de Coura recebe por “mérito” estrada reclamada há 20 anos

Andrea Cruz

11 Outubro 2018, 19:51

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, disse hoje que a nova ligação rodoviária do parque empresarial de Formariz  à autoestrada A3 (nó de Sapardos), num investimento de 9,5 milhões de euros, hoje lançada a concurso público,  chega por "mérito" porque o concelho  "já perdeu muito" com a sua ausência.

“Perdemos muito investimento do ponto de vista do turismo tem sido uma desgraça. Não conseguimos ter um hotel em Paredes de Coura por falta de acessibilidades. Esta não é uma estrada de piedade ou porque temos maior proximidade com as entidades e estruturas do Estado mas porque a merecemos. Quem trabalha e luta muito merece ser premiado”, afirmou o socialista na cerimónia de lançamento da obra, hoje, na fábrica da Fly London, na presença do primeiro-ministro António Costa.

O autarca disse que a concretização desta via, com 8,8 quilómetros de extensão,representou uma “grande luta” e que “nas horas de desânimo procurava saber por onde andava o primeiro-ministro” para ir ter com ele.

“Sentia o olhar e a mão dele e dizia-lhe: António nunca te esqueças dos pobres. Ele  apertava-me a mão, olhava para mim e eu já vinha melhor”, contou  Vítor Paulo Pereira, perante a gargalhada generalizada dos presentes na cerimónia.

Na mesma onda, o primeiro-ministro disse estar “muito feliz” porque a partir de hoje vai “deixar de receber SMS do Vítor Paulo Pereira” a reclamar pela construção daquela via e vai ser ele a enviar ‘SMS’ a Vítor Paulo Pereira: “Agora sou eu que vou passar a perguntar quantas empresas já atraíste a Paredes de Coura, quantos  postos de trabalho já criaste ou quanto é que já aumentaste as exportações?”, gracejou o chefe de Governo.

“Nos momentos de angústia também olharei para a tua fotografia e vou dizer-te. Segura-me lá na maozinha, ó Vítor, e dá-me alento para seguir em frente”, brincou António Costa.

Num registo mais sério, o primeiro-ministro referiu que a criação daquela infraestrutura, incluída no Programa de Valorização das Áreas Empresariais, vai “potenciar o desenvolvimento” do concelho.

“Estes 8,8 quilómetros que parecem uma pequena distância fazem uma enorme diferença para a competitividade de todas as empresas que existem aqui em Paredes de Coura”, disse Antónia Costa.

O primeiro-ministro realçou que a “pequena infraestrutura” hoje lançada a concurso vai “fazer uma enorme diferença” em Paredes de Coura, concelho que “já demonstrou ter todas as condições para que valha a pena fazer investimento público”.

“O desemprego a nível nacional está nos 6,8 % mas aqui em Paredes de Coura está abaixo dos 5%. Aqui em Paredes de Coura as exportações têm crescido, ao longo dos últimos anos, de uma forma muito significativa. De 2013 até hoje aumentou 10 vezes o volume de exportações. Temos que fazer esta estrada para criar melhores condições para que este processo de crescimento se possa continuar a desenvolver”, frisou.

No parque empresarial de Formariz , que vai ser servido pela nova ligação, estão instaladas 35 empresas que representam um volume de negócios de 200 milhões de euros, sendo que 150 milhões em exportações. O grupo Kyaia, de Fortunado Frederico, o maior empregador de Paredes de Coura, é uma das empresas mais importantes . Foi na fábrica da Fly London que decorreu a cerimónia de lançamento da obra.

O empresário de Guimarães apelou ao primeiro-ministro para apoiar o interior do país.

“É gente de garra. Senhor primeiro-ministro é esta gente do interior que tem de ser apoiada não é gente que aparece nas revistas e nos ?cocktails’. Não se esquivam ao trabalho. É isto que temos de aprender com as pessoas do interior, são muito mais dedicadas ao trabalho, muito mais repensáveis e que o poder central tem de as apoiar, mas sem limite”, disse Fortunato Frederico que há 30 anos instalou naquele parque a fábrica da Fly London.

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Cerqueira’s
Rádio Alto Minho - Lusomotor

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - Eletro Borlido

Siga-nos

Comentários

Publicidade