Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Parque Nacional da Peneda Gerês no “Top 100 Sustainable Destinations”

Rádio Alto Minho

07 Setembro 2018, 11:26

Acessibilidade

Publicidade

O Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) está nomeado, pelo terceiro ano consecutivo,  para a competição “Top 100 Sustainable Destinations -2018”.  Segundo a Adere/Peneda-Gerês (Associação de Desenvolvimento de Desenvolvimento Regional), a seleção dos destinos  será anunciada, oficialmente, na Conferência Global Green Destinations, no próximo dia 27 de setembro, na Holanda.

A competição Top 100 Sustainable Destinations é organizada por dez organizações líderes em turismo sustentável, que avaliam os destinos concorrentes a nível mundial.

O objetivo principal é o de destacar histórias de sucesso e trocar boas práticas para tornar os destinos turísticos mais sustentáveis, gerando benefícios para as comunidades locais e para os viajantes. O tema escolhido para a competição deste ano é precisamente “Turismo para beneficiar as comunidades locais”.

O PNPG foi criado em 1971 e é a única área protegida no país com a classificação de parque nacional. Localiza -se no noroeste de Portugal, abrangendo o território de cinco municípios: Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (distrito de Viana do Castelo), Terras de Bouro (Braga) e Montalegre (Vila Real).

Com uma área de mais de 70.000 hectares, o PNPG encerra “uma diversidade biológica destacada, uma riqueza específica elevada e um número significativo de espécies endémicas”, realçou.

Destaca-se ainda “pela extensão e pela diversidade de ‘habitats’ naturais”, evidenciando-se “as matas climáticas de carvalhos, associadas ao azevinho, ao medronheiro, ao teixo e ao sobreiro”.

Constitui, juntamente com o Parque Natural da Baixa Limia/Serra do Xurés, na Galiza, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e, em conjunto com esse parque natural espanhol, integra, desde 2009, a Reserva Mundial da Biosfera.

Foto:Portugal Eco Aventura

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade