Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

PCP quer ajuda “urgente” do Governo para resolver “enorme fragilidade económica” da Associação de Reformados de Viana

Rádio Alto Minho

22 Outubro 2018, 19:36

Acessibilidade

Publicidade

A deputada do PCP, Carla Cruz, defendeu hoje a necessidade de intervenção "urgente" do Governo para fazer face à situação de "enorme fragilidade económica" da Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo. A deputada garantiu que vai questionar o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sobre eventuais apoios a conceder à associação.

“O que nos foi relatado é que a instituição vive uma situação de enorme fragilidade e dificuldade, que carece de medidas urgentes. Se não forem tomadas fica em risco o normal funcionamento da Associação de Reformados e Pensionistas do distrito de Viana do Castelo”, afirmou Carla Cruz.

A deputada do PCP, que falava aos jornalistas no centro de trabalho do partido na capital do Alto Minho, no final de vários contactos com associações locais, disse “as receitas da instituição não são suficientes para fazer face às despesas de funcionamento”.

“Embora não seja a resposta que consideramos ser a ideal a prestar às pessoas em situação de velhice, uma vez que consideremos que deveria ser uma resposta integralmente pública, o Estado delegou essa responsabilidade a outras entidades e, por isso, pensamos que tem de encontrar formas de apoiar e suportar a instituição”, referiu.

A Associação dos Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo tem em funcionamento um centro de dia e serviço de apoio domiciliário, instalados num edifício projetado pela Câmara de Viana do Castelo e situado em terrenos libertados pelo anel viário construído pela VianaPolis, junto à Igreja d’Agonia.

Com 25 trabalhadores, a instituição possui um centro de dia, com capacidade para 50 utentes e serviço de apoio domiciliário que abrange outros 50 idosos.

Aqueles dois serviços ocupam os dois pisos e uma área de 600 metros quadrados, com um átrio, uma zona de direção e serviços administrativos (gabinete da direção, sala de reuniões), área de instalação de pessoal, zona de convívio, refeições, atividades, uma lavandaria e ainda gabinete de saúde.

No exterior, tem uma zona de estacionamento privado e para utentes com mobilidade reduzida, além de estacionamento público.

No final de setembro, a Câmara de Viana do Castelo comprou um imóvel, situado na praia Norte, onde a Associação de Reformados tencionava construir um lar de idosos. Na altura, o presidente socialista da capital do Alto Minho, José Maria Costa, justificou a aquisição do edifício com as “dificuldades financeiras” da associação.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade