EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Perigo de incêndio e tempo quente mantêm-se pelo menos até quarta-feira

Rádio Alto Minho

21 Julho 2020, 9:10

Acessibilidade

Publicidade

A Proteção Civil mantém o aviso de perigo de incêndio para as próximas 48 horas, em Portugal Continental, devido à continuação do tempo quente e seco dos últimos dias.

De acordo com um comunicado enviado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para as próximas 48 horas a continuação do tempo quente e seco, com a humidade relativa entre <30% durante a tarde, com fraca recuperação noturna, vento por vezes forte nas terras altas durante a noite e início da manhã e noites tropicais.

Devido a estes factores, o risco de fogos continua a ser muito elevado ou máximo, com um aumento das condições favoráveis à eventual propagação de incêndios rurais.

Assim sendo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com a Declaração da Situação de Alertaem vigor, é proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem, é proibido realizar queimadas e queimas de sobrantes de exploração e é proibido utilizar fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão.

Estão ainda suspensas as autorizações que tenham sido emitidas, nos distritos em que tenha sido declarado o estado de alerta especespecial de nível vermelho do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

Proibido é também realizar trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Decisões e Soluções
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - RETOMA RAM

Publicidade

Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)
Rádio Alto Minho - 100% ProAuto
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)

Siga-nos

Comentários

Publicidade