EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Polícia Marítima apanha 150 abrigos ilegais de captura de lampreia no rio Lima

Andrea Cruz

13 Março 2019, 19:49

Acessibilidade

Publicidade

A Polícia Marítima de Viana do Castelo destruiu, 150 abrigos artificiais, que se encontravam colocados no leito do rio Lima, por se tratar de uma “arte de pesca proibida” para a captura de lampreia.

Numa nota hoje divulgada, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) explicou que os abrigos foram detetados pelo Comando da Polícia Marítima de Viana do Castelo, na última segunda-feira, no decurso de uma ação de fiscalização destinada à “destruição de abrigos artificiais utilizados por prevaricadores para captura de lampreia”.

“Os abrigos destruídos estavam colocados no leito do rio Lima, servindo para abrigo das lampreias que sobem o rio para desovar. Estes abrigos de fabrico artesanal são compostos por ramos com cerca de 30 a 40 centímetros de comprimento, presos por um cabo a uma pedra”.

Segundo a AMN “este tipo de abrigo não constitui infração por si só, mas sim como meio para a prática da atividade ilícita visto que a captura desta espécie, com este recurso, é efetuada com artes proibidas e por indivíduos não marítimos”.

“A lampreia é uma espécie cuja captura só é permitida por indivíduos inscritos marítimos devidamente licenciados e com artes autorizadas”, especifica.

A pesca daquele ciclóstomo começou a 02 de janeiro e vai prolongar-se até 20 de abril.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Festa do Mel (noticias)
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Queima do Judas 2019
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)

Siga-nos

Comentários

Publicidade