Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Politécnico de Viana do Castelo já deu início à Escola de Verão deste ano

Rádio Alto Minho

06 Agosto 2020, 17:37

Acessibilidade

Publicidade

Já começaram as atividades letivas da Escola de Verão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. As atividades irão decorrer até ao próximo mês de outubro e surgem no âmbito do Projeto "Verão Com Ciência", através do qual o Instituto Politécnico de Viana do Castelo viu aprovado o Plano de Formação "Renovação de Coberturas Revestidas a Amianto em Edifícios Escolares " Soluções Pró-Sustentabilidade Ambiental".

A Academia de Verão envolve 15 estudantes que irão alternar entre aulas teóricas e práticas.

A Academia de Verão, envolve uma “componente teórico-prática” com 60 horas de lecionação, repartida por 30 sessões com 2 horas lecionadas em contexto de sala de aula. Na sequência da formação teórico-prática, serão ministradas “oficinas de formação” prática no terreno, num contexto de aprendizagem in situ, procurando proporcionar aos formandos a experiência de aprendizagem num “laboratório vivo”, em condições estrita segurança. As oficinas de formação prática irão decorrer em finais de setembro e início de outubro.

Esta modalidade está centrada nas práticas de formação no terreno que possibilitem a transferência da aprendizagem relacionadas com a reabilitação ambiental de coberturas revestida a fibrocimento com amianto. A duração das “oficinas de formação” será de 60 horas, repartidas por 30 sessões com 2 horas de formação diária.

O Plano de Formação prevê uma duração total de formação de 120 horas, repartidas equitativamente por uma “componente teórico-prática” e por “oficinas de formação”.

Apesar dos inúmeros candidatos foram selecionados 15 estudantes do IPVC que reuniram as condições para ser bolseiros de iniciação à investigação ou de investigação, assim como os estudantes bolseiros da ação social escolar.

O programa “Verão Com Ciência” pretende estimular “Escolas de Verão” em Politécnicos e Universidades através de iniciativas integradas de I&D e formação superior

No âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) na sequência da pandemia de COVID-19, e tendo em vista a valorização da capacidade científica, tecnológica e académica existente em Portugal e a sua relação com a sociedade, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES), atribuiu um apoio especial, “Verão Com Ciência”, a iniciativas integradas de I&D e formação superior que contribuam para o processo de estabilização económica e social através de qualificação superior a desenvolver no Verão de 2020, entre 1 de julho e 30 de outubro de 2020.

O programa Verão Com Ciência pretende estimular “Escolas de Verão” em Politécnicos e Universidades através de iniciativas integradas de I&D e formação superior, exclusivamente presenciais, incluindo estágios de investigação em unidades de I&D e/ou instituições públicas ou privadas, incluindo:

-Novos apoios da FCT, para bolsas de I&D para atividades presenciais de formação e investigação em Politécnicos e Universidades de estudantes e jovens em estreita articulação com unidades de I&D e com a possibilidade de estágios em instituições públicas ou privadas;

-Extensão pela DGES, sob a forma de auxílio, das bolsas de ação social escolar, ativas em 2019/20, para atividades presenciais de formação e investigação dos bolseiros em Politécnicos e Universidades, em estreita articulação com unidades de I&D e/ou com a possibilidade de estágios em instituições públicas ou privadas.

Este apoio especial “Verão Com Ciência” foi desenhado com um período curto de candidatura, de 16 de junho a 26 de junho, com a possibilidade de implementação e o apoio a despesas elegíveis entre 1 de julho e 30 de outubro de 2020.

Os projetos contribuem para atividades de formação e I&D a desenvolver presencialmente com estudantes, docentes e investigadores, incluindo soluções inovadoras associadas ao Programa de Estabilização Económica e Social.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade