Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Politécnico de Viana do Castelo lança campanha de combate ao consumo excessivo de açúcar

Rádio Alto Minho

11 Maio 2018, 18:39

Acessibilidade

Publicidade

Diminuir o consumo de açúcar da comunidade académica substituindo, progressivamente, os sumos servidos nas diversas cantinas por bebidas menos açucaradas, como chá e águas aromatizadas, é a mais recente ação dos Serviços de Ação social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (SAS-IPVC) para a promoção de hábitos de vida saudáveis.

A ação vai abranger todas as cantinas do Politécnico de Viana do Castelo num total de 5 mil pessoas.

Os serviços responsáveis pela alimentação nos SAS-IPVC contextualizam a ação com as várias recomendações da Organização Mundial da Saúde, nutricionistas e médicos relativamente aos malefícios do açúcar. “Várias entidades reconhecem que as bebidas açucaradas não têm nenhuma vantagem nutricional.

Pelo contrário, o seu consumo excessivo, promove o aumento da gordura corporal e o aparecimento de diabetes tipo II e cárie dentária”. A água deve ser, de facto, a bebida de eleição. Para indivíduos saudáveis do sexo feminino recomenda-se a ingestão de 1,5L de água/ dia, já para indivíduos do sexo masculino é aconselhada a ingestão de 1,9L/ dia. No entanto, as necessidades individuais dependem de fatores como a atividade física, temperatura ambiente, situações de doença, entre outros. A baixa ingestão de água compromete a regulação da temperatura corporal, o normal funcionamento dos órgãos e o desempenho físico e cognitivo”.

A alternativa saudável aos sumos e refrigerantes são as águas aromatizadas com fruta e especiarias e ainda os chás.

Estas bebidas serão disponibilizadas nas cantinas dos SAS-IPVC para acompanhar a refeição. Esta medida pretende continuar a criar um ambiente promotor de estilos de vida saudáveis junto da comunidade académica.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade