Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Politécnico de Viana promove ‘workshop’ de encerramento do projeto RnMonitor

Rádio Alto Minho

15 Janeiro 2020, 20:11

Acessibilidade

Publicidade

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai promover, no dia 28, um 'workshop' de encerramento do Projeto RnMonitor - “Radão em Portugal: situação atual e perspetivas futuras”.

A sessão vai decorrer a partir das 10:30, no auditório do Café Concerto do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

Em comunicado, o IPVC  explicou que o projeto de investigação “RnMonitor: Infraestrutura de Monitorização Online e Estratégias de Mitigação Ativa do Gás Radão no Ar Interior em Edifícios Públicos da Região Norte de Portugal”, resulta de uma parceria entre o Politécnicos e  Câmara de Viana do Castelo.

O ‘workshop’ de encerramento vai contar com a presença do “maior especialista nacional na matéria”, Alcides Pereira,  Diretor do LRN – Laboratório de Radioatividade Natural da Universidade Coimbra, que apresentará uma comunicação subordinada ao tema “Radão em Portugal: situação atual e perspetivas futuras”.

O estudo aponta dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que referem que “a exposição prolongada a concentrações elevadas deste tipo de gás está diretamente relacionada com o aumento do risco do aparecimento de cancro do pulmão”.

Segundo a OMS, “o gás radão, que não tem cor, não tem cheiro, não se sente e não se move, é a segunda principal causa que pode conduzir ao cancro do pulmão em muitos países”.

É um gás natural radioativo que pode acumular-se em ambientes interiores, como casas, escolas e locais de trabalho.

O ‘workshop’ a realizar no próximo dia 28 é o terceiro promovido pelo IPVC no âmbito deste projeto que tem por finalidade investigar e propor um conjunto de medidas de mitigação que visam a atenuação do problema, em face da realidade portuguesa.

O evento visa apresentar os resultados finais do projeto de investigação, relançando a investigação do tema num futuro próximo.

Como promotor do projeto, o IPVC pretende “tornar-se uma instituição de referência no estudo da mitigação do gás radão em edifícios graníticos do Minho”.

O  projeto  foi  desenvolvido em  colaboração com  o  Instituto de Telecomunicações (IT), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e a empresa BMViV.

O estudo teve como principal objetivo a caracterização da concentração de gás radão numa amostra alargada de edifícios públicos nas regiões de Viana do Castelo e Barcelos.

A investigação visou ainda “o desenvolvimento de um piloto tecnológico no contexto da Internet das Coisas (IoT) que permitiu efetuar a monitorização ‘online’ de um conjunto de edifícios públicos previamente selecionados, e desta forma sensibilizar a população e as autoridades locais para a necessidade de adoção de estratégias de mitigação do gás radão em ambientes interiores”.

A participação no ‘workshop’ do próximo dia 28 é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade