Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Politécnico entrega 200 bicicletas para pôr Viana a pedalar

Rádio Alto Minho

15 Outubro 2018, 23:32

Acessibilidade

Publicidade

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai entregar, na sexta-feira, 200 bicicletas para pôr a comunidade a comunidade escolar a pedalar no âmbito de um projeto nacional em que a instituição é parceira.

A “BIRA-IPVC” tem disponíveis 200 bicicletas elétricas para convencer a comunidade académica a trocar o automóvel por este meio de transporte, “contribuindo para a melhoria da condição física, promoção do bem-estar e da saúde do ambiente”.

A iniciativa parte do programa nacional U-Bike Portugal, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transporte, que está a ser desenvolvido por instituições de Ensino Superior em 26 municípios portugueses, sendo o Politécnico de Viana do Castelo um dos parceiros do projeto.

A cerimónia de entrega das bicicletas, que contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, irá decorrer na Biblioteca Barbosa Romero da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, pelas 15:00.

Ao todo são 200 bicicletas, (160 elétricas e 40 convencionais) a ser disponibilizadas a toda a comunidade académica, desde os alunos das seis escolas do IPVC, estudantes Erasmus e internacionais, funcionários e professores.

A “Bira IPVC” vai circular pelas seis escolas do IPVC situadas em Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço. O Politécnico de Viana do Castelo é a instituição de ensino superior que vai “pedalar” a maior área geográfica através deste projeto.

Batizada de “Bira” a bicicleta, que o IPVC vai passar a disponibilizar a toda a comunidade académica, a partir de sexta-feira, apresenta no seu símbolo a variação das suas seis escolas.

Os pneus, de tonalidade verde, representam as questões ambientais e ecológicas, que estão na base do projeto.

Juntamente com a “Bira” os utilizadores vão ainda receber um capacete, um cadeado, uma minibomba, um Kit de ferramentas e um Kit de remendos.

As 200 bicicletas que o IPVC disponibiliza a toda a sua comunidade académica são entregues mediante candidatura. As bicicletas podem ser entregues por um ou dois semestres mediante os requisitos definidos em regulamento. Terão prioridade todos os candidatos que se propuserem efetuar o maior número de quilómetros e reduzir assim o uso de outros transportes, contribuindo para um melhor ambiente.

Os utilizadores têm como obrigatoriedade fazer a contagem mensal dos quilómetros percorridos assim como garantir a manutenção da bicicleta.

O único pagamento que os utilizadores têm que assegurar é o do seguro de responsabilidade social, acidentes pessoais e de furto ou roubo da bicicleta no valor de 7 euros para as elétricas e 5 euros para as convencionais.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade