Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Portugal Mobi Summit: Autarca vianense apresentou estratégias de Viana do Castelo para descarbonização das cidades

Rádio Alto Minho

21 Outubro 2021, 17:40

Acessibilidade

Publicidade

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença no Portugal Mobi Summit, evento de referência internacional com debate de temas como mobilidade sustentável, smart cities, transição energética, transição digital, inovação, ou políticas públicas de transporte e planeamento urbano. O evento teve lugar em Cascais e contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

O autarca vianense participou no debate “Descarbonizar as Cidades – redesenhar a paisagem urbana com ciência de dados”, que juntou autarcas de norte a sul, onde foram apresentadas as estratégias dos municípios para desenvolver e recolher dados e respetivas soluções tecnológicas para redesenhar as cidades, com vista à descarbonização e transição energética.

Luís Nobre referiu que “é fundamental que consigamos despertar nos cidadãos a alteração de pensamento e disponibilidade para acompanhar estas medidas de desenvolvimento”, indicando que em Viana do Castelo a estratégia da descarbonização passa pela implementação de uma plataforma de e-comerce, desmaterialização de serviços (como o licenciamento digital de processos na autarquia), mais viaturas elétricas a juntar-se às atuais 16, entre outros projetos.

O município tem investido na atração das atividades económicas do futuro, como a empresa sueca CorPower Ocean, que instalou em Viana do Castelo uma unidade de produção no âmbito de um projeto de aproveitamento de energia das ondas. Um investimento de 16 milhões de euros no desenvolvimento de um centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D), instalado no porto comercial da cidade, que integra um projeto global de 52 milhões de euros que deverá estar concluído até 2024.

O Presidente da Câmara de Viana do Castelo, garante estar disponível “de corpo inteiro” para responder ao desafio lançado pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, mobilizando a sociedade para os novos paradigmas e que a comunidade adira às alterações necessárias em prol de um ambiente mais sustentável.

Recorde-se que o Centro de Engenharia quer que sete cidades do Norte se juntem para antecipar a neutralidade carbónica. O CEiiA desafiou Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo para preparar uma candidatura à Missão Climate Neutral & Smart Cities, com a qual a Comissão Europeia quer acelerar as metas de neutralidade carbónica de 100 cidades da União Europeia.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade