Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Praias de Caminha oferecem ampla variedade de atividades

Rádio Alto Minho

15 Julho 2020, 9:22

Acessibilidade

Publicidade

As quatro praias oceânicas do concelho de Caminha, Forte do Cão (Âncora), Moledo e Vila Praia de Âncora, e a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, apresentam a segurança e qualidade necessárias para que os banhistas, nesta época balnear especial marcada pela Covid 19, usufruam das praias em pleno. Para além das qualidades terapêuticas, as praias do concelho, nos meses de julho e agosto, no âmbito do programa Bandeira Azul 2020, oferecem várias atividades, com destaque para os percursos interpretativos, exposições e campanha de educação ambiental. A qualidade das praias e as atividades que proporcionam confirmam a máxima “Praias do Concelho de Caminha – Destinos de Confiança”.

Até final de agosto, nas cinco praias do concelho, os banhistas que escolhem as nossas praias como destino de confiança podem visitar as exposições “Alto Minho: Paisagens | Espécies | Histórias” e as “As flores que a natureza nos oferece”, realizar os percursos interpretativos “O bem estar à beira mar” e “Sentir a natureza” e, ainda, participar nas campanha de ação ambiental “Os suspeitos do costume”. Para além das atividades, os banhistas ainda são confrontados com mensagens de sensibilização relacionadas com as temáticas “Bem estar é um lugar à beira mar”, reciclagem, preservação do ambiente, entre outras, cujo objetivo é alertar para a importância da proteção do nosso planeta e do nosso mar.

No próximo domingo, dia 19 de julho, a praia da Foz do Minho vai servir de cenário ao percurso interpretativo “O bem estar à beira mar”, cujo objetivo é dar a conhecer uma relação mais ecológica e harmoniosa do ser humano com os recursos humanos e naturais.
Com concentração marcada às 9H30, junto ao mastro da Bandeira Azul, este passeio pedestre interpretativo ao longo da praia, vai permitir identificar e interpretar os ecossistemas existentes, mostrando a sua importância no desenvolvimento dos sistemas vegetativos do nosso mar e sua relação com o equilíbrio emocional de um ser humano.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. Assim, os interessados deverão realizar a inscrição através do email ambiente@cm-caminha.pt ou dos telefones 258 721 708 / 914 476 461.
Esta atividade é organizada pela Câmara Municipal de Caminha em parceria com Carlos Venade.

Exposição “Alto Minho: Paisagens | Espécies | Histórias” para visita até final do mês de julho

Durante o mês de julho, o Posto de Turismo de Vila Praia de Âncora tem patente ao público a exposição “Alto Minho: Paisagens/Espécies/Histórias”. Trata-se de um espaço itinerante, aberto a curiosos de todas as idades, composto por painéis interpretativos e quiosques multimédia dedicados às três temáticas da exposição (Paisagens, Espécies e Histórias), bem como por um documentário e uma misteriosa arca interativa com 20 objetos. Aqui revela-se a beleza da biodiversidade e a riqueza cultural do Alto-Minho, como por exemplo: a orvalhinha, a lesma-do-mar, a salamandra-lusitânica, as mouras encantadas, a lenda do lagarto de Lamas de Mouro ou as maias. Oferece-se ainda uma perspetiva ecológica e social, mostrando algumas das espécies que habitam esta região, explorando uma grande variedade de paisagens e desvendando como os Alto-Minhotos se relacionam com este território e a sua biodiversidade.

A mostra pode ser visitada até 31 de julho, de segunda a sexta-feira 9H30 às 13H00 e das 14H00 às 17H30. Esta exposição é organizada pela Câmara Municipal de Caminha em parceria com a CIM Alto Minho e Folk & Wild Unipessoal. Lda.

No dia 1 de agosto, a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, vai ser palco do percurso interpretativo “Sentir a natureza”, cujo objetivo é fazer entender que cada elemento da natureza deve ser preservado e respeitado, para garantir o equilíbrio do sistema da biosfera.
Com concentração às 9H30, junto ao mastro da Bandeira Azul, este passeio pedestre interpretativo ao longo das margens do rio Coura, vai permitir e identificar e interpretar os ecossistemas existentes.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. Assim, os interessados deverão realizar a inscrição através do email ambiente@cm-caminha.pt ou dos telefones 258 721 708 / 914 476 461.

Esta atividade é organizada pela Câmara Municipal de Caminha em parceria com Carlos Venade.

De 8 a 31 de agosto, o Posto Turismo Vila Praia de Âncora vai ter patente ao público a exposição de fotografia “As flores que a natureza nos oferece”.
Esta mostra de fotografia vai dar a conhecer as flores silvestres existentes no concelho de Caminha. Os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a identificar espécies de plantas aromáticas e caraterizar o seu potencial medicinal e gastronómico.
A mostra pode ser visitada até 31 de julho, de segunda a sexta-feira 9H30 às 13H00 e das 14H00 às 17H30. Esta exposição é organizada pela Câmara Municipal de Caminha em parceria com Carlos Venade.

As cinco praias vão ser alvo da campanha de sensibilização “Os suspeitos do costume”, de 3 a 7 de agosto. Esta campanha tem como objetivos: reforçar a consciência da comunidade para a prevenção de resíduos no meio, alertando para o problema da contaminação das areias e dos meios aquáticos e quais os efeitos na saúde publica; alertar para a proteção do ambiente, com recurso a exemplos de boas práticas ambientais com vista a minimizar/reduzir a poluição nas praias e oceanos; consciencializar a população para a importância da preservação do meio ambiente com vista a manutenção da bandeira azul e, ainda. promover a separação de resíduos e deposição devida nos locais apropriados.

Esta atividade é realizada pela Câmara Municipal em parceria com a Luságua, SA.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade