EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Presidente da Câmara apresenta ao Governo projeto de novo centro de alto rendimento de vela em Viana

Andrea Cruz

24 Outubro 2019, 16:29

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara de Viana do Castelo vai apresentar ao novo Governo o projeto de criação de um centro de alto rendimento para a vela nas instalações do clube da cidade.

José Maria Costa, que falava durante a conferência de imprensa de apresentação do VI Troféu Cidade de Viana do Castelo, que vai juntar 180 jovens de oito países num Meeting Internacional de Optimist, adiantou que o projeto a apresentar ao ministro com tutela do Desporto pretende “detetar novos talentos naquela modalidade”.

O autarca socialista explicou que a criação do futuro centro de alto rendimento, projeto que integrará o Plano de Atividades e Orçamento da autarquia para 2020, implicará a ampliação das atuais instalações do clube de vela, situado na frente ribeirinha da cidade, para “acomodar” a nova estrutura, cujo investimento não quantificou.

José Maria Costa recordou que o projeto que vai apresentar ao Governo foi anunciado, em 2018, em Viana do Castelo, pelo presidente Federação Portuguesa de Vela.

“O que o presidente da Federação de Vela defendeu é que, fruto do trabalho que Viana do Castelo tem vindo a desenvolver nesta modalidade, conjuntamente com a cidade de Vigo, Galiza, na formação de jovens, fazia todo sentido que ficasse aqui instalado um centro de alto rendimento para a promoção e deteção de talentos jovens”, frisou José Maria Costa.

O autarca adiantou que, com o apoio da federação galega da modalidade, técnicos da autarquia de Viana do Castelo deslocaram-se ao município de Vilagarcía de Arousa, na província de Pontevedra, “para ver como funciona” o centro de vela local para “tirar ideias” para o novo projeto a realizar “em parceria com a Federação Portuguesa de Vela.

O Centro de Alto Rendimento da modalidade a criar em Viana do Castelo será o segundo do país, sendo que já existe um em Cascais.

O VI Troféu Cidade de Viana do Castelo, hoje apresentado em conferência de imprensa, vai decorrer entre sexta-feira e domingo, sendo que o Meeting Internacional de Optimist vai contar com a presença de 180 atletas de oito países.

A prova é organizada pelo Clube de Vela de Viana do Castelo, com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist (APCIO) e da Câmara de Viana do Castelo.

O Meeting Internacional vai contar com a participação de jovens velejadores de Portugal, Espanha, Letónia, Estónia, Irlanda, Angola, África do Sul e Índia, numa comitiva que deverá integrar quatro centenas de pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes, técnicos e familiares.

O Troféu Cidade de Viana do Castelo é organizado em conjunto com Meeting Internacional Cidade de Vigo, dinamizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega de Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de Optimist – Viana do Castelo / Vigo.

José Maria Costa anunciou ainda a intenção propor que aquele troféu seja integrado nos financiamentos do Turismo de Portugal e da Galiza, para ser apoiado face ao seu “grande alcance, promovendo turismo náutico”.

Viana do Castelo desenvolve desde 2013 o programa Náutica nas Escolas. No ano letivo em curso, envolve nove escolas, com 99 turmas e um universo de 1.909 estudantes que praticam atividades náuticas semanais incluídas no plano curricular.

As aulas, destinadas ao ensino básico e secundário do concelho, foram inseridas, por decisão dos agrupamentos de escolas, através da prática semanal de 90 minutos de surf, canoagem, remo ou vela, no plano curricular da disciplina de educação física.

Este ano letivo, pela primeira vez, o programa é alargado a uma escola privada e outra do ensino profissional.

O investimento municipal anual ronda os 300 mil euros, para garantir o transporte dos alunos, a aquisição de equipamentos individuais e embarcações e a contratação de técnicos que acompanhem os alunos.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - CASTING RAM
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)

Siga-nos

Comentários

Publicidade