Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Presidente da Câmara de Cerveira assume direção do AECT Rio Minho

Rádio Alto Minho

04 Agosto 2020, 15:16

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, assumiu as funções de diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho.

O cargo era até agora desempenhado por Uxío Benítez, deputado da Cooperação Transfronteiriça da Província de Pontevedra, que passou a desempenhar as funções de vice-diretor que pertenciam ao autarca de Vila Nova de Cerveira (Movimento independente PenCe – Pensar Cerveira), Fernando Nogueira.

Constituído em fevereiro de 2018 e com sede em Valença, no distrito de Viana do Castelo, o AECT Rio Minho abrange um total de 26 concelhos: os 10 municípios do distrito de Viana do Castelo que compõe a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e 16 concelhos galegos da província de Pontevedra.

De acordo com os estatutos do AECT Rio Minho, as funções de diretor e o vice-diretor alternam de dois em dois anos

“O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, até aqui vice-diretor deste organismo transfronteiro, passou a assumir, com efeitos imediatos, a função de diretor e Uxío Benítez de vice-diretor”, refere a nota da autarquia portuguesa hoje enviada às redações.

A mudança, explica o documento, ocorreu durante uma reunião do AECT Rio Minho, na sexta-feira, na sede da estrutura, em Valença.

“Ambos os responsáveis manifestaram a satisfação pelo bom relacionamento conseguido nestes dois anos e pelo desenvolvimento da ação executiva do AECT Rio Minho, assinalando que o trabalho colegial e a procura de consenso foi conseguido através de uma relação próxima e constante. Tendo sido esta metodologia colaborativa a mais adequada para o bom funcionamento desta entidade de cooperação territorial, Fernando Nogueira e Uxío Benítez acordaram manter esta relação permanente na tomada de decisões executivas que são atribuídas ao diretor”, sustenta a nota.

A direção que agora assumiu funções manifestou “a expetativa de uma rápida superação anímica e económica do território do Rio Minho transfronteiriço, face aos momentos difíceis vividos com a pandemia de covid-19 e o encerramento de fronteiras”.

A direção liderada por Fernando Nogueira comprometeu-se “a continuar a trabalhar em conjunto e com os respetivos municípios associados que compõem o território de intervenção do AECT, para permitir a implementação de projetos e iniciativas de cooperação que promovam a melhoria da situação socioeconómica deste território comum”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade