Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Presidente da Câmara de Viana distinguido com Prémio da Lusofonia na categoria de Poder Local

Rádio Alto Minho

19 Dezembro 2018, 9:13

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, é um dos 18 distinguidos com os Prémios da Lusofonia 2018, atribuídos pelo Instituto do Mundo Lusófono (IMLus) que vão ser entregues em fevereiro, em Paris.

O socialista que lidera a Câmara de Viana do Castelo vai receber o Prémio da Lusofonia na categoria de Poder Local.

O IMLus, é um organismo independente presidido por Isabelle de Oliveira, professora universitária da Sorbonne Paris 3, tendo sido inaugurado em dezembro de 2017 com o objetivo de impulsionar, dinamizar e apoiar as ações que promovam a afirmação da língua portuguesa, bem como das comunidades lusófonas, em cooperação com as outras línguas e áreas linguísticas.

Estes galardões distinguem “personalidades de língua portuguesa, qualquer que seja o seu país de origem, que se tenham destacado na afirmação e projeção internacional da língua portuguesa e da cultura lusófona”, segundo comunicado do IMLus.

O “Prémio Carreira” vai ser entregue a três personalidades: ao maestro Álvaro Cassuto, 80 anos, ao arquiteto Álvaro Siza Vieira, 85 anos, de Portugal, e ao ator Lima Duarte, 88 anos, do Brasil.

Os Prémios da Lusofonia 2018, distribuídos por 15 categorias, mais os três de Carreira, são entregues no próximo dia 27 de fevereiro, no Salon Ópera do Café de La Paix, em Paris.

O português José Rodrigues dos Santos, nascido em 1964 em Moçambique, publicou este ano o romance histórico “A Amante do Governador”, e vai receber o Prémio na área da Literatura.

Na área da Sustentabilidade e Preservação Ambiental, o prémio vai ser entregue ao fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, de 74 anos, que fundou em 1994 a sua própria agência, As Imagens da Amazónia, tendo sido o primeiro brasileiro a fazer parte da Academia de Belas Artes de França.

A jornalista da TVI Judite de Sousa, de 58 anos, vai receber o prémio na área de Jornalismo e o brasileiro Jacyr Costa Filho, presidente do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), vai receber o galardão na área do Empreendedorismo.

O músico português Salvador Sobral, que em 2017 foi o primeiro português a vencer o Festival Eurovisão da Canção, é distinguido na área de Projeção Internacional, a brasileira Teresa Simões na de Arquitetura, e a designer de moda Fátima Lopes é distinguida na área da Moda.

Na área da Medicina é distinguido o brasileiro Guido Palomba, na de Escultura Francisco Simões, autor de várias esculturas do Parque dos Poetas, em Oeiras, e o o diplomata Eugénio Anacoreta, presidente do Conselho de Administração do Observatório da Língua Portuguesa, é premiado na área da Diplomacia.

Na área Televisão/Lusofonia é distinguido José Arantes, da RTP/África, e na área de Defesa dos Direitos de Autor/Lusofonia, o distinguido é José Jorge Letria, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores.

Na área da Diáspora, o prémio vai ser entregue a Carlos Matos e na de Educação & Investigação a Egídio dos Santos.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade