Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Professor do IPVC vai ao Japão falar de cibersegurança

Rádio Alto Minho

25 Outubro 2022, 18:46

Acessibilidade

Publicidade

O professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Ivan Lopes, vai participar no “8.º IEEE World Forum on Internet of Things 2022” (IEEE WF-IoT), a decorrer em Yokohama, Japão, entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro.

Subordinado ao tema “Internet das Coisas e Sustentabilidade”, este fórum promove a discussão em torno dos quatro pilares da sustentabilidade – social, económico, ambiental e humano –, focando-se em alcançar benefícios para a sociedade, mediante a adoção responsável e ética de tecnologias e aplicações no âmbito da “Internet das Coisas” (IoT).

É esperada a participação de mais de 300 especialistas de todo o mundo, que irão apresentar os mais recentes desenvolvimentos da indústria, do mundo dos negócios, do setor público e da comunidade de investigadores, visando a promoção das tecnologias IoT em proveito da sociedade.

Sérgio Ivan Lopes vai participar neste encontro internacional em diferentes momentos.

Vai apresentar um artigo científico, no qual irá explanar “os resultados práticos obtidos na sequência da exploração de vulnerabilidades existentes na camada física em redes LoRaWAN, infraestruturas comuns no suporte às comunicações em aplicações IoT, por forma a avaliar o impacto de vários vetores de ataque no contexto de diferentes contextos de aplicação”.

Trata-se, segundo o professor “de um trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado de Cibersegurança da ESTG-IPVC e enquadrado no projeto de investigação TECH – Technology, Environment, Creativity and Health, NORTE-01-0145-FEDER-000043, atualmente em execução no IPVC”.

O docente será também coorganizador e irá presidir à sessão técnica “Vertical Track: Energy and Power”, em conjunto com um investigador do MIT e outro de um laboratório japonês, ambos especialistas em IoT e energia.

A sessão contará com a participação de 15 oradores internacionais, que irão abordar temas relacionados com a recente transformação digital do setor da energia, onde a digitalização e as tecnologias IoT assumem um papel preponderante.

Note-se que o IPVC foi pioneiro na utilização da tecnologia LoRaWAN em Portugal, no contexto de aplicações IoT, projetos académicos, monitorização da qualidade do ar ou localização de bicicletas.

“A rede LoRaWAN está instalada de forma experimental, desde 2017, na ESTG, tendo sido recentemente estendida à Escola Superior de Saúde e à Escola Superior de Educação, garantindo uma cobertura total na cidade de Viana do Castelo com a tecnologia LoRaWAN”, acrescenta o docente.

O que é “Internet das coisas”?

Trata-se de um conceito utilizado para definir uma revolução tecnológica, que começa a ser aplicada a todos os objetos utilizados diariamente. O objetivo passa por ligar tudo aquilo que utilizamos diariamente, sejam carros, eletrodomésticos ou gadgets, à internet, através de um smartphone ou tablet, de forma a ser possível comandá-los à distância e atribuir-lhes novas funcionalidades.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Camitintas
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho -

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Srª Peliteiro
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade