Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Programa de cinco dias d’Agonia lançado cinco meses antes da Romaria

Rádio Alto Minho

12 Março 2019, 13:43

Acessibilidade

Publicidade

O programa dos cinco dias da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de 2019, que se realiza entre 16 e 20 de agosto, vai ser apresentado oficialmente esta semana, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, mas foi hoje avançado à imprensa, cinco meses antes do arranque da festa, o que acontece pela primeira vez .

Em comunicado, a Comissão de Festas justifica a antecedência na divulgação do programa da Romaria  com as “imensas solicitações” que todos os anos recebe, sobretudo de quem vive no estrangeiro e necessita de planear a viagem ao Alto Minho.

“A partir deste momento já podem consultar o programa, sabem tudo o que se vai passar e quando. Podem planear a viagem à vontade”, explicou António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.

Com esta alteração, a apresentação do programa deixa de ter a anterior base provisória e passa a definitivo, vários meses antes:

“Permite-nos também uma gestão mais eficiente, eficaz e profissional de todos os aspetos de uma festa que se quer sempre moderna, dentro da tradição”, sustentou.

Em 2019, devido ao calendário, a festa prolonga-se por cinco dias, de sexta a terça-feira (16 a 20 de agosto), o que obriga a “alguma imaginação” na programação.

A festa terá  quatro noites de fogo-de-artifício, mantendo o Cortejo Histórico-etnográfico no sábado, a Procissão Solene em Honra de Nossa Senhora d’Agonia no domingo à tarde ou a tradicional Procissão ao Mar e ao Rio na terça-feira, o último dia da festa.

Outra das novidades do programa geral prende-se com o primeiro grande desfile da festa deste ano.

“Comprovado o sucesso da alteração do horário do Desfile da Mordomia, que se passou a realizar à tarde, essa modificação mantém-se este ano, com a saída agendada para as 16:00 de sexta-feira (16 de agosto), do antigo Governo Civil. Contudo, a novidade deste ano consistirá nos cumprimentos à edilidade da parte da manhã, que é a essência do próprio desfile, conforme dita a tradição”, refere a Comissão de Festas.

“Para conferir maior dinamismo ao desfile e rigor ao momento dos cumprimentos, vamos fazê- los da parte da manhã, na Câmara Municipal e no fim do desfile ao Digníssimo Bispo da Diocese de Viana, Dom Anacleto Oliveira. Isso tornará o desfile, pelas ruas da cidade, mais fluido e sem paragens até ao Largo de São Domingos”, explicou António Cruz.

A  Romarias vai ainda estar presente, a partir desta quarta-feira e até 17 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa com o programa geral da festa de 2019 .

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade