Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Recolhidas na Labruja sementes para reflorestar pinhal português

Rádio Alto Minho

20 Maio 2018, 12:32

Acessibilidade

Publicidade

A freguesia da Labruja, em Ponte de Lima, vai ser palco, esta segunda-feira, a partir das 14.00, da iniciativa “Escalar para Renovar”, de recolha de sementes para reflorestar o pinhal português.

A iniciativa é promovida pelo Centro Pinus – associação representativa da fileira de pinho – e pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A iniciativa consiste na recolha de sementes das pinhas que estão nos ramos mais altos dos pinheiros-bravos para serem semeadas e, no futuro, plantadas em diferentes zonas do país.

Para conseguir estas pinhas, vários escaladores irão subir aos mais altos pinheiros-bravos para conseguir apanhar as pinhas.

“Trata-se de um trabalho de extrema relevância para a sustentabilidade da floresta portuguesa”, destaca a porta-voz da organização, Joana Miguel.

Segundo o Centro Pinus e o ICNF são precisas, por ano, durante cinco anos, 19 milhões de plantas de pinheiro-bravo para rearborizar 75 mil dos 125 mil hectares de resinosas que arderam nos incêndios de 2017 e, em que o pinheiro-bravo era a espécie dominante.

Para acelerar a resposta na reflorestação da floresta nacional, o Centro Pinus e ICNF estão a recolher sementes, no âmbito da iniciativa ‘Escalar para Renovar’.

“O impacto dos incêndios de 2017 veio tornar mais premente e urgente o desenvolvimento de ações de rearborização e arborização, indispensáveis à sustentabilidade da fileira do pinho. O sucesso destas ações depende fortemente da qualidade e origem da semente. As pinhas novas são as que têm a melhor semente para plantar em viveiro”, destacou.

O objetivo passa por “recolher sementes dos melhores exemplares de pinheiro-bravo. Para tal, é preciso alcançar as pinhas novas, que se encontram no cimo das árvores, através de escalada.

São apanhadas por arboristas, profissionais com a destreza e habilidade necessárias para escalar as árvores e reconhecer as melhores pinhas.

FOTO: Ambiente Magazine

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade