Redes de água e saneamento de Viana alvo de obras de quase 5 milhões de euros
22 Maio 2017, 16:49
Quase cinco milhões de euros é o montante a investir, em Viana do Castelo, até outubro de 2018, nass redes de abastecimento de água e saneamento básico de Viana do Castelo.
O montante, anunciado hoje em conferência de imprensa pelos presidentes da Câmara Municipal e do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), vai ser investido em nove freguesias do concelho.

O autarca socialista José Maria Costa destacou que aquele investimento vai fazer chegar a rede de saneamento básico a mil famílias e o abastecimento de água, a 160 famílias”.
No total, serão construídos 23,55 quilómetros de rede e instalados 992 ramais de drenagem de saneamento básico.
No abastecimento de água, o investimento hoje anunciado, prevê a construção de 5,2 quilómetros de rede e a instalação de 160 ramais.
“Este investimento vai tornar Viana do Castelo um dos concelhos com maior taxas de cobertura de redes de saneamento e abastecimento de água”, sublinhou o presidente da Câmara, sublinhando o “esforço” que o município vai fazer para “melhorar o passivo ambiental do concelho”.

O presidente do conselho de administração dos SMSBVC, Vítor Lemos referiu que dos quase cinco milhões de euros a investir “até outubro de 2018, só 3,1 milhões de euros são suportados por fundos comunitários e o restante representa esforço financeiro dos SMSBVC e da Câmara Municipal”.
Vítor Lemos acrescentou que com aquelas empreitadas, algumas já em curso e outras com início previsto para o verão, a taxa de cobertura de saneamento básico passará dos atuais 76 para 78,5%, um aumento de cerca de 2,5%”.
Já a rede de abastecimento cobre, atualmente, 97% da população do concelho.
Vítor Lemos anunciou os SMSBVC vão continuar a oferecer a ligação à rede pública de abastecimento de água e saneamento básico, no âmbito da campanha “Ligue-se”, lançada em fevereiro de 2016.
“As pessoas poderão ligar-se ao serviço público a custo zero. Aproveitem a oportunidade de usufruir destas infraestruturas”, apelou aquele responsável.





















