Registo de cidadãos da União Europeia em Caminha atingiu valor mais alto de sempre em 2019
09 Janeiro 2020, 18:03
Caminha registou, em 2019, 60 novos cidadãos estrangeiros, oriundos de países da União Europeia a residir no concelho, número que segundo informou hoje a Câmara local é o “mais alto de sempre”.
Em comunicado, a autarquia adiantou que aquele valor “configura um recorde, dando continuidade ao crescente número de estrangeiros que, nos últimos seis anos, têm escolhido o concelho de Caminha para sua residência”.
Segundo os dados hoje fornecidos pelo município presidido pelo socialista Miguel Alves, em 2016, registaram-se 19 estrangeiros, no ano seguinte 31 em 2017, 42 em 2018 e, em 2019, um máximo de 60 novos residentes”.
Para Miguel Alves, citado na nota, trata-se de um “indicador que acompanha todos os outros de incremento do número de turistas, de aumento da compra e venda de imóveis, de mais proveitos na economia local”.
“Nos últimos cinco anos, o número de novos residentes dos países da União Europeia foi o triplo dos cinco anos anteriores. As pessoas podem ler e pensar que 60 novos residentes, durante um ano, são poucos mas se pensarmos que neste número não cabem os novos residentes de países fora da União e que, por exemplo, em 2018 nasceram 117 bebés no concelho – metade dos novos residentes – talvez compreendamos que estamos a ter resultados no esforço para estancar a perda de população graças à melhoria das condições de vida no concelho de Caminha”, realçou.
Os franceses lideraram a tabela de novos residentes em 2019 com 14 novos “caminhenses”, seguindo-se os espanhóis com 12, os alemães com 9 e os cidadãos de Itália e Reino Unido com 8 novos residentes cada um.
Já este ano “inscreveram-se dois novos residentes estrangeiros no concelho da foz do Minho”.




















