Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Requalificação da zona norte de Cerveira começa, em abril, num investimento de 400 mil euros

Rádio Alto Minho

22 Janeiro 2019, 15:38

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai investir, a partir de abril, cerca de 400 mil euros na requalificação do espaço público da zona nascente da vila, sendo que "a obra irá decorrer em três fases, de forma a minimizar o impacto no dia a dia das pessoas".

O prazo de execução é de “cinco meses, com suspensão prevista para os meses de julho e agosto”.

Segundo dados daquela autarquia do distrito de Viana do Castelo, desde 2014 já foram investidos em reabilitação urbana do espaço público cerca de 1,5 milhões de euros.

A operação agora anunciada integra o projeto “Requalificação do Espaço Público Envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira”, candidatado ao programa Norte 2020 para a Reabilitação Urbana.

O custo total da intervenção é de 382 mil euros, com uma comparticipação FEDER de 265 mil euros.

O município liderado pelo independente Fernando Nogueira justificou a empreitada com “o avançado grau de deterioração e desorganização do espaço público envolvente ao bairro da Calçada, à urbanização de Cerveira e ao centro escolar”.

“Em causa está uma zona de grande afluxo diário por integrar distintos estabelecimentos de comércio/serviços, edifícios multifamiliares e um elevado número de habitações com data de construção anterior a 1980. Desde a sua origem, aquela área não sofreu qualquer intervenção, encontrando-se atualmente em avançado estado de degradação ao nível da qualidade ambiental e das acessibilidades”, sustentou.

O objetivo da obra “é organizar todo o espaço, conferindo-lhe o máximo de funcionalidade, sem comprometer o seu enquadramento e equilíbrio entre a parte edificada e a envolvente natural”.

Pretende-se ainda dotar aquela zona da vila de “todas as infraestruturas necessárias ao seu correto e eficiente funcionamento, nomeadamente abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais domésticas, rede de drenagem de águas residuais pluviais, rede de segurança contra incêndios, rede de rega, rede de iluminação pública, rede viária, requalificação ambiental e acessibilidades”.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, citado naquela nota, destacou que a obra vai garantir “melhorias significativas ao nível da mobilidade, conforto e segurança, quer para peões quer para automobilistas”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade