Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Rita Ribeiro entre os grandes nomes presentes no Festival de Teatro de Viana do Castelo

Rádio Alto Minho

04 Novembro 2019, 14:34

Acessibilidade

Publicidade

O Festival de Teatro de Viana do Castelo, que começa no próximo domingo, vai trazer ao teatro Sá de Miranda a atriz Rita Ribeiro e os atores João Mota, Albano Jerónimo e Bruno Nogueira, integrados numa programação para todos os públicos com espetáculos de Portugal e Espanha.

Na abertura da segunda edição do festival,  dia 10 de novembro, às 21:30, na sala principal do Sá de Miranda,  há estreia nacional de O Circo Rataplan Apresenta: A Farsa do Mestre Pathelin, de Richard Démarcy, com dramaturgia e encenação de João Mota, primeira coprodução entre A Comuna – Teatro de Pesquisa e o Teatro do Noroeste – CDV, que conta com atores dos elencos residentes de ambas as companhias, incluindo o próprio João Mota, que também participa no espetáculo como ator.

No dia 11, segunda-feira, é apresentado na sala principal , às 21:30, o espetáculo musicado BOCAge, inspirado na vida e obra do poeta Manuel Maria Barbosa do Bocage, com texto de Sandra José, encenação de João Ascenso e interpretação de Rita Ribeiro, Sandra José e Mafalda Rodrigues.

Na terça-feira, dia 12, às 14:30 e às 18:30, no café concerto, é apresentada a criação Rottweiler, com texto de Guillermo Heras, tradução de Alexandra Moreira da Silva, encenação de Ricardo Simões e interpretação de Alexandre Calçada e Tiago Fernandes, que se encontra em digressão em Portugal e Espanha. No mesmo dia 12, às 21:30, na sala principal , sobe à cena o espetáculo Cartão de Embarque, da companhia de artes performativas Em Movimento, com encenação de Francisco Brás e Teresa Faria e Silva, numa criação que resulta do trabalho criativo desenvolvido no âmbito da atividade da APPACDM de Ponte de Lima.

O Teatro Art’Imagem apresenta Os Anos Que Abalaram o Nosso Mundo, com texto e encenação de José Leitão, no dia 13, quarta-feira, às 21:30, na sala principal do Sá de Miranda, num espetáculo sobre o Portugal do antes e depois do 25 de abril, que conta com interpretação de Daniela Pêgo, Luís Duarte Moreira, Patrícia Garcez e Susana Paiva.

Dia 14, às 21:30, o espetáculo Os 4 Clowns do Apocalipse, de Peter Cann, com encenação de Andrew Harries e interpretação de Abel Duarte, Eduardo Correia e Paulo Duarte é a co-produção entre o Teatro Regional da Serra do Montemuro e o Absolute Theatre, de Inglaterra, que sobe à cena na sala principal do teatro municipal.

Na quinta-feira, dia 15 de novembro, das 10:00 às 13:00, na sala de ensaios, o ator Albano Jerónimo dirige uma Aula Magistral de Interpretação direcionada a jovens.

No mesmo dia, a mais recente criação da companhia anfitriã do festival é apresentada em sessão dupla, às 14:30 e às 18:30, no café concerto. Trata-se de Bojador, espetáculo para toda a família, com texto e encenação de Ana Perfeito, cenografia de Ricardo Sá e interpretação de Mané Carvalho e Pedro Roquette, que integra o Programa Nacional de Comemoração do Centenário de Sophia de Mello Breyner. Ainda no dia 15, às 21:30, na sala principal , é apresentado Duelo a Muerte Del Marqués de Pickman e lo que aconteció después con su cadáver, uma comédia operática dirigida por Pedro Álvarez-Ossorio, com direção musical de Santiago Martínez e interpretação de Cristina Almazán, Javier Centeno, Paz de Alarcón e Iñigo Núñez, pelo Teatro de la Fundición, de Sevilha.

Para as famílias, e especialmente para bebés e crianças até 3 anos, o espetáculo De Cá Para Lá, de Paulo Lage, é apresentado nos dias 16 e 17, às 11:00, no café concerto.

Também no dia 16, às 16:00, o espetáculo de novo circo Sin Remite da companhia Jean-Phillipe Kikolas, é apresentado no café concerto, num espetáculo de humor gestual para toda a família.

Neste mesmo dia, às 21:30, na sala principal, o ator Albano Jerónimo apresenta Veneno, texto de Cláudia Lucas Chéu que coloca em questão o conceito ancestral de família na sociedade contemporânea.

No domingo, dia 17 de novembro, às 16:00, na sala principal do TMSM, um espetáculo de dança para toda a família, pela companhia espanhola Karlik Danza Teatro: chama-se La Vida de Los Salmones e tem coreografia de Susana de Uña e interpretação de Cristina Pérez Bermejo, Chloé Bird e Elena Rocha.

A 18 de novembro, às 14:30, na sala principal, para o público escolar, a Companhia de Teatro de Almada apresenta Romance da Raposa, adaptação do romance homónimo de Aquilino Ribeiro com encenação de Teresa Gafeira e interpretação de João Farraia, Anabela Ribeiro, João Maionde e Carolina Dominguez, numa criação com cenografia e figurinos de António Lagarto.

Às 21:30, Bruno Nogueira, com o seu novo espetáculo Depois do Medo, que estreou no Teatro Nacional D. Maria II, encerra a terceira edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo.

Todas as sessões do festival contam com tradução em Língua Gestual Portuguesa, reconhecimento prévio do palco para cegos e conversas pós-espetáculo.

O passe do festival e os bilhetes já se encontram à venda.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade