Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Rua de Paredes de Coura decorada com 50 kms de fita dourada para dar brilho e magia ao Natal

Rádio Alto Minho

06 Dezembro 2017, 9:28

Acessibilidade

Publicidade

Uma instalação artística, com 50 quilómetros de fita dourada, em forma de cobertura de uma casa, decora os 180 metros de uma das ruas centrais  de Paredes de Coura, para dar “brilho e magia” ao Natal. O trabalho tem assinatura da designer Madalena Martins e pretende “trazer para a rua o interior quente de uma casa”.

“É uma massa de fitas douradas que desenham a cobertura de uma casa. Uma casa que é de todos”, explicou.



A instalação artística é “100% sustentável” por ter sido concebida com “excedentes de produção” que, após reutilização, “ganharam nova vida” .

“São cerca de 50 quilómetros de película metalizada, um excedente da impressão de rótulos de vinho de uma empresa ligada às artes gráficas. Foram ainda utilizadas outras matérias-primas de instalações públicas de anos anteriores, incluindo a iluminação”, explicou a artista sobre a quarta instalação de Natal que cria para Paredes de Coura.



E acrescentou: “é um desperdício gigante que é reaproveitado. É muito gratificante converter material em fim de vida e dar-lhe uma nova vida, neste caso, para um ambiente brilhante e mágico, próprio do Natal”.

Natural de Ponte de Lima, também no Alto Minho, Madalena Martins, de 41 anos é licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, escolheu o Porto para viver onde, desde 1999, trabalha no seu ateliê.

Além da reciclagem de desperdícios, o trabalho de Madalena Martins tem ainda uma componente social, por envolver reclusos de vários estabelecimentos prisionais do Norte do país, neste caso de Paços de Ferreira.

“Toda a pré-produção da instalação foi feita por reclusos do estabelecimento prisional de Paços de Ferreira onde realizo, semanalmente, uma oficina”, especificou.

O trabalho de pré-produção da instalação de Natal prolongou-se “durante cerca de um mês e meio, envolvendo sete reclusos”.

“É muito importante para a comunidade prisional, não só do ponto de vista ocupacional como de reinserção social porque os reclusos são pagos por produzir estes trabalhos”, explicou.

Já a montagem da instalação artística foi garantida “pela prata da casa”, os funcionários da Câmara de Paredes de Coura.

“Através do reaproveitamento de desperdícios industriais, da reutilização de materiais e dos seus próprios recursos humanos a câmara municipal não precisou gastar dinheiro para dar brilho ao Natal de Paredes de Coura”, destacou

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade