Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Rui Teixeira toma posse como presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira

Rádio Alto Minho

20 Outubro 2021, 10:35

Acessibilidade

Publicidade

O novo executivo municipal e a Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira para o mandato 2021-2025 foram empossados no passado sábado, no Cineteatro de Cerveira. Rui Teixeira é o novo Presidente da Câmara Municipal e António Quintas, o Presidente da Assembleia Municipal. Rui Teixeira foi eleito pelo PS com 50,83% dos votos e faz-se acompanhar no executivo por duas vereadoras eleitas pelo Partido Socialista: Sónia Guerreiro, professora, e Carla Segadães, enfermeira. A primeira reunião do novo executivo decorrerá amanhã às 14h30, sendo a distribuição das áreas de gestão pelos eleitos um dos principais pontos.

O Presidente reiterou aquando da intervenção na tomada de posse que a sua primeira medida vai ser a revisão do contrato com a empresa Águas do Alto Minho (ADAM), garantindo que vai “solicitar todos os documentos que estiveram na base do contrato das águas e pedir parecer jurídico para que todos conheçamos a realidade contratual”. “Sabem que fomos contra a adesão de Cerveira à ADAM e continuamos, pois, os Cerveirenses têm tido o pior de dois mundos: água mais cara e menor qualidade na rede. É preciso ter presente que a água é um bem público, de todos, e também um bem escasso. Uma Câmara Municipal não pode ficar impávida e serena, quando os seus munícipes perdem dinheiro e qualidade. Faremos o que estiver ao nosso alcance para repor um serviço de qualidade”, assegurou.

Entre as prioridades enumeradas, consta ainda a realização de uma “radiografia das principais necessidades de habitação do município, para que não se perca nenhuma oportunidade no âmbito do PRR. Também os transportes e a habitação são necessários ao combate à cada vez maior perda de habitantes”.

Durante a cerimónia pública de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos de Vila Nova de Cerveira, o Presidente eleito, fez questão de agradecer aos Cerveirenses “a elevada taxa de participação registada no dia 26 de setembro, um sinal de interesse e de um grande sentido de participação democrática”, acrescentando que “o povo votou de forma determinada e provou que não há donos da democracia nem muito menos de vitórias antecipadas. Muito grato em todos os que em nós confiaram. Obrigado. Fomos eleitos para governar e é isso que faremos. Respeitaremos a oposição e a diversidade de opiniões, e decidiremos no timing adequado, sem hesitações. Não há tempo a perder no respeito pela lei e na concretização do programa que a maioria aprovou com o seu voto. Muito obrigado aos Cerveirenses”.

Elencando as várias áreas de atuação, e cujas ideias constam num “ambicioso programa” eleitoral apresentado e aprovado pela maioria dos Cerveirenses, o novo Presidente da Câmara assegurou ter a missão de “ganhar o futuro. É imprescindível pensar em todas as políticas, colocando o combate ao despovoamento no centro das nossas preocupações e ir gradualmente eliminando os obstáculos à fixação da população”.

Durante o discurso de tomada de posse, Rui Teixeira assumiu ainda outros compromissos nas mais diversas áreas de atuação, nomeadamente como, uma linha permanente de colaboração nas freguesias com o executivo municipal, sendo que a sua autonomia vai ser reforçada, especial atenção com o comércio, “Cerveira é uma vila com uma secular tradição de comércio local e é dele que temos de cuidar, bem como a revitalização do mercado e a promoção dos produtos locais. Comprar em Cerveira será cada vez mais comprar qualidade”, elaboração de um “plano integrado de intervenção cultural que, em conjunto com as medidas ambientais e de cuidado urbanístico, irão ajudar a um maior investimento e emprego, atividade desportiva e saúde, educação, potenciar a Câmara Municipal “como um verdadeiro acelerador de investimento”, no âmbito da cooperação transfronteiriça, continuar e “aprofundar os laços que sempre nos uniram à Galiza, Europa, nos Estados Unidos da América, e noutros pontos do globo”.

Garantindo estar neste desafio “por amor a Cerveira, consciente da cada vez maior exigência do serviço público e com energia para dar um novo impulso à nossa terra, projetando um futuro com mais vigor, repondo dinamismo e ambição perdidos”.  Rui Teixeira garantiu “honrar o passado e construir um futuro comum no qual todos são necessários, todos trabalham em conjunto”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade