EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Sala de espectáculo mais emblemática de Viana faz hoje 134 anos

Andrea Cruz

29 Abril 2019, 16:53

Acessibilidade

Publicidade

Cumprem-se hoje 134 anos da inauguração do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. A construção da sala de espetáculos mais emblemática da cidade resultou do esforço de um grupo de personalidades vianenses que constituiu, em 1879, a Companhia Fomentadora Vianense.

É um teatro à italiana, com a plateia em forma de ferradura e três ordens de camarotes, com capacidade de 400 ligares, projetado por José Geraldo da Silva Sardinha.

O Pano de Boca foi desenhado por Luigi Manini e pintado por Hercole Lambertini, cenógrafos do Teatro S. Carlos e o teto, uma imagem do céu em trompe l´oeil, com retratos de dramaturgos, foi pintado por João Baptista do Rio.

Este Teatro, verdadeiro ex-líbris da cultura vianense e alto-minhota, tem acolhido os mais importantes espetáculos de música, teatro, ópera, dança e cinema da região.

Em março foram concluídas obras de requalificação do Teatro num investimento de 150 mil euros.

A intervenção incluiu, no exterior, o tratamento e pintura de todas as fachadas, abrangendo caixa de palco; o tratamento e pintura de toda a caixilharia pelo exterior e interior; a substituição de caleiro interior orientado a norte, na cobertura; bem como obras de conservação no interior do segundo piso.

Já no interior do teatro, as obras incluíram o tratamento, reparação e pintura de tetos e paredes nos corredores adjacentes às frisas no 2º piso e ainda o tratamento e envernizamento do pavimento de soalho nos corredores adjacentes às frisas no 2º piso.

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat

Publicidade

Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Cronograma
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual

Siga-nos

Comentários

Publicidade