Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Santa Marta de Portuzelo ergue bandeira verde

Pedro Xavier

10 Julho 2019, 9:35

Acessibilidade

Publicidade

Realizou-se na Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo o hastear da bandeira verde, Eco-Freguesia XXI, galardão atribuído pela ABAE, Associação Bandeira Azul da Europa. Santa Marta de Portuzelo foi galardoada num conjunto de 52 freguesias a nível nacional, sendo a única freguesia do distrito que recebeu tal galardão.

O Eco-Freguesias XXI tem como finalidade incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes, centrando-se em nove objetivos principais.

Motivar os atores locais e em especial os dirigentes das Juntas de Freguesias para a importância do seu papel como agentes do desenvolvimento sustentável à escala local. Envolver as freguesias no apoio à implementação de programas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Reconhecer as iniciativas/práticas/políticas em desenvolvimento na freguesia em prol do ambiente/desenvolvimento sustentável.

Possibilitar aos autarcas a utilização de uma “ferramenta” de monitorização e apoio à decisão para a gestão da sua freguesia. Difundir o conceito de eco-freguesia; eco-bairro; eco-escolas e eco-família. Valorizar e incentivar os processos de cidadania participativa. Contribuir para a definição de estratégias que permitam a aplicação do princípio da subsidiariedade. Contribuir para a criação de comunidades mais sustentáveis envolvendo as freguesias na implementação de todos os ODS (Agenda 2030), em particular o no 11 e contribuir para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local, são os objetivos principais desta iniciativa.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, dos Vereadores, Luís Nobre e Hermenegildo Costa, da Presidente da Assembleia de Freguesia, Alice Antunes, membros da Assembleia de Freguesia, Associações e vários santamartenses.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade