Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Secretária de Estado do Ambiente inaugurou nova ETAR de Ponte de Lima

Rádio Alto Minho

30 Maio 2021, 13:52

Acessibilidade

Publicidade

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Freixo substitui uma antiga infraestrutura com mais de 20 anos e que já se revelava insuficiente, obsoleta e limitada pelo que a intervenção incluiu a substituição de todo o equipamento existentes e a construção de uma nova ETAR, inaugurada pela Secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa.

Com capacidade para servir no total 3500 habitantes, da freguesia de Ardegão, Freixo e Mato, e de várias freguesias do sul do concelho, a obra resulta num investimento municipal no valor total de 833 038,67 €, comparticipada pelo PO SEUR, ficando agora a sua gestão a cargo da ADAM – Aguas do Alto Minho, no âmbito de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima e a AdAM.

Na sua primeira intervenção pública em funções, o Presidente executivo da AdAM, João Neves, reafirmou o compromisso para com a qualidade e a sustentabilidade dos serviços públicos de abastecimento de água e de saneamento da região do Alto Minho, salvaguardando que “A equipa da AdAM estará totalmente dedicada a assegurar a operação, o cumprimento dos planos de manutenção e o controlo dos parâmetros da água residual tratada nesta nova infraestrutura”, reforçando que “O tratamento das águas residuais é essencial para a saúde pública, para o ambiente, para a qualidade de vida das populações e para o desenvolvimento económico”.

Por sua vez o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes, considerou que a autarquia “tem feito um esforço enorme, e um investimento municipal significativo que resulta em muito da nossa adesão às águas do Alto Minho, o que naturalmente irá permitir melhorar significativamente a eficiência do abastecimento de água e simultaneamente permitir ampliar a rede de saneamento”. O autarca confirmou ainda que “Se nos próximos anos concretizarmos os objetivos que temos em projeto, estamos a falar de um aumento da extensão da rede em 36%, o que significaria alcançar uma cobertura significativa no concelho”.

Na sua intervenção, a Secretária de Estado do Ambiente disse que “esta obra é tão importante para este território, e é um belíssimo exemplo do que queremos no futuro para todo o território.” Inês Santos Costa considerou que “estamos a criar e a melhorar a qualidade do ambiente das nossas populações”.

No que se refere às parcerias, a Secretária de Estado do Ambiente recordou que “os serviços essenciais do ambiente não são só equipamentos, mas são também as pessoas, assim temos que continuar apostar nas parcerias entre serviços, garantindo a qualidade e a sustentabilidade dos serviços públicos de abastecimento de água e de saneamento do território”.

Ao nível técnico a nova ETAR de Freixo traduz-se numa estação de tratamento compacta e modular. O esquema de tratamento desenvolvido é o que se afigura mais vantajoso, quer em termos económicos, quer em termos operacionais, tendo em consideração o quantitativo populacional a servir e o quadro normativo aplicável à descarga das águas residuais. O sistema de tratamento preconizado é composto por uma fase líquida e uma fase sólida.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Decisões e Soluções
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)
Rádio Alto Minho - AUTO QF
Rádio Alto Minho - Nobre Movel

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Comentários

Publicidade