EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Semana Santa começa hoje com cerimónias religiosas sem a presença de fiéis

Rádio Alto Minho

05 Abril 2020, 10:12

Acessibilidade

Publicidade

A Igreja Católica inicia hoje a Semana Santa com as cerimónias religiosas a serem realizadas sem a presença de fiéis, devido à pandemia de covid-19. Na mensagem que dirige fiéis do Alto Minho, o bispo da Diocese de Viana do Castelo diz que "por estranho que pareça, esta Páscoa pode ser única, também porque mais rica, quiçá, a mais bela da nossa vida".

No Vaticano, o Papa Francisco celebra a missa de Dia de Ramos sem público, com a cerimónia ser transmitida pela Internet.

O mesmo se passará nas dioceses um pouco por todo o mundo. Em Portugal, a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) enviou uma saudação pascal aos bispos católicos de todo o país, com o os cardeais Manuel Clemente e António Marto a sublinharem que, “apesar de ser doloroso, este tempo de ausência das celebrações comunitárias tem sido fecundo na criatividade e no uso das novas tecnologias para a evangelização, para a espiritualidade e para ser Igreja comunidade e Igreja em saída”.

Na diocese de Viana do Castelo as celebrações podem ser acompanhadas apenas através da Internet, nas páginas de facebook da Diocese e da VianaTV.

Hoje, pelas 10:30, celebra-se o Domingo de Ramos, pelas 10h30 com a Eucaristia de Domingo de Ramos

09-04-2020

Quinta-Feira Santa

21h00 – Eucaristia Vespertina da Ceia do Senhor

10-04-2020

Sexta-Feira Santa

15h00 – Celebração da Paixão do Senhor

11-04-2020

Sábado Santo

19h00 – Vigília Pascal

Na mensagem que dirige aos fiéis, Anacleto Oliveira, diz que “só juntos, podemos encontrar soluções para as incertezas com que nos deparamos. Entre elas, as que se referem às festividades pascais que se aproximam e que, dada a sua centralidade na nossa vida cristã, não vamos deixar de celebrar. Mas como?´”

“Para já, só de uma coisa temos a certeza: nunca, até hoje, vivemos a Páscoa assim. Nem nós,  nem, que conste, os nossos antepassados na longa história do cristianismo. Nunca as celebrações litúrgicas – memoriais atualizantes dos acontecimentos centrais da nossa vida cristã – foram vedadas à participação presencial de todos os fiéis. Nunca a sua preparação, pela celebração individual do sacramento da Reconciliação, nos fora desaconselhada. Nunca tinham sido proibidas manifestações pascais de piedade popular, como a procissão dos passos ou a via-sacra. Ou a visita pascal, em que as portas das nossas casas se abrem a todos, para saborearmos a comunhão e a alegria concedidas pelo Ressuscitado”, refere.

“Mas, por estranho que pareça, esta Páscoa pode ser única, também porque mais rica, quiçá, a mais bela da nossa vida. «Como assim?» – perguntarás. Exatamente, por lhe faltar tudo o que referi – e desde que, desse modo, a vivas! Repito: a vivas! É possível que, na prática, já o estejas a fazer na Quaresma que a pandemia transformou em quarentena, obrigatória para muitos, recomendável para a maioria. Uma Quaresma que é tanto mais frutuosa quanto mais nela já vivermos o mistério pascal no que ele tem de mais genuíno: o amor ilimitado de Cristo que passa pela total renúncia à vida, para assim a readquirir, mas ilimitada no tempo e no espaço. É à vivência deste amor que a pandemia nos desafia. Tem a coragem de a assumir naquilo de que te priva, como Cristo se privou da vida, para fazer disso fonte de vida, diz assim Anacleto Oliveira.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade