Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Sindicato dos Professores do Norte lança campanha para denunciar envelhecimento da classe

Rádio Alto Minho

11 Setembro 2019, 10:38

Acessibilidade

Publicidade

O Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) lança, esta quinta-feira, em Caminha e Vila Nova de Cerveira, a ação de campanha “Tornar atrativa a carreira e rejuvenescer o corpo docente” para denunciar que a classe docente está envelhecida e em risco.

No distrito, a ação vai decorrer a partir das 10:00 junto do agrupamento de escolas Sidónio Pais, em Caminha. À tarde, a partir das 14:00,  no agrupamento de escolas de Vila Nova de Cerveira.

A campanha nacional arrancou no primeiro dia de aulas do ano letivo 2019/2020, no Porto e percorrerá toda a zona norte, terminando no dia 30 de setembro, em Bragança.

O SPZN, considera “urgente e essencial a criação de condições que visem a atratividade da carreira e o rejuvenescimento do corpo docente como resposta aos desafios estratégicos do sistema educativo”.

O sindicato defende que “o aumento do número de docentes em exercício com menos de 30 anos de idade para, pelo menos, 10%, até ao final da Legislatura, a valorização do salário em início de carreira docente, o fim das quotas de acesso aos 5º e 7º escalões e a revisão das condições de cessação do contrato de docentes em situação de regresso do docente titular, protegendo-se a continuidade da relação pedagógica com os alunos”.

Para tornar atrativa a carreira e rejuvenescer o corpo docente, o SPZN reivindica ainda a criação de incentivos de fixação dos quadros.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade