EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Soluções e literacia digital chegam a Viana num camião TIR

Rádio Alto Minho

28 Julho 2019, 23:19

Acessibilidade

Publicidade

Viana do Castelo vai receber, este ano, o projeto itinerante de tecnologia e literacia digital da Fundação Altice. Durante mais de um ano, um camião TIR vai percorrer o país de norte a sul para sensibilizar, educar e formar a comunidade através de programas e outras atividades pedagógicas.

A rota já está definida e esta “tour” vai passar pelos distritos de Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Viseu, informou a empresa de telecomunicações em comunicado.

O camião da Fundação Altice vai permanecer três dias em cada local e nestas paragens será possível assistir a uma exposição tecnológica dos vários projetos e iniciativas da Fundação Altice, assim como participar em atividades de cariz cultural, educativo e lúdico, pode ler-se na nota.

Os workshops e sessões de sensibilização sobre o uso correto e responsável das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Internet, do projeto Comunicar em Segurança e da plataforma Khan Academy, vão decorrer sob um dome insuflável. Visando a sociedade em geral, o projeto tem especial atenção ao público mais jovem e sénior, assim como a comunidade escolar em época de ano letivo.

Soluções em exibição no Tour da Fundação Altice

  • Móvel Do Conhecimento
    • Cinco janelas que permitem visualizar pequenos vídeos inspiradores sobre alguns dos principais projetos da Fundação Altice: Khan Academy, Comunicar em Segurança e Tecnologias de Acessibilidade da Fundação Altice.
  • Ecrã Acessível
    • Ecrã touch com aplicações interativas, em formato de quizz, que dá a conhecer, de forma criativa, alguns dos princípios patentes nas “soluções de acessibilidade” do programa “Inclui”, nomeadamente varrimento, ampliação sucessiva, controlo pelo olhar, comunicação pictórica e leitura de ecrã. Através de soluções como esta, todos, sem exceção, tem acesso à informação digital e às telecomunicações.
  • Mesas Interativas
    • Quatro mesas com ecrã touch que permite a utilização da plataforma Khan Academy por utilizadores, sejam alunos ou professores, e da plataforma campus by Fundação Altice (em ambiente de jogo), num ambiente virtual e com cenografia temática que nos remete para o universo do ensino e aprendizagem.
  • Parede Viva
    • Parede animada e viva, com ilustrações que se iluminam com projeção e ganham vida ao toque para disponibilizar conteúdos do site Ideia Simples.
  • Galeria Virtual
    • Visita guiada virtual a uma galeria de arte para mostra de algumas peças selecionadas da Coleção de Arte Contemporânea da Fundação Altice, através de óculos de Realidade Virtual.
  • Arte Em Realidade Aumentada
    • Solução de Realidade Aumentada para explicar e desconstruir duas peças da Coleção de Arte Contemporânea da Fundação Altice.
  • Feiticeiro
    • Muppie com mascote 3D de um feiticeiro cartoonizado, que funciona em modo de quizz, com perguntas e respostas do projeto Comunicar em Segurança, adaptado a diversos ciclos, e em modo de Inteligência Artificial, respondendo e dando dicas aos visitantes consoante as questões que sejam colocadas.
      • O projeto visa contribuir para o aumento da literacia digital, permitindo o acesso de todos, sem exceção, a equipamentos tecnológicos, uma das suas prioridades para 2019. Levar tecnologia aos locais mais remotos do território nacional, garantindo igualdade de acesso à mesma, não discriminando qualquer região, numa lógica de proximidade, está na génese deste projeto e é o conceito que caracteriza a atuação da Altice Portugal.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Festa do Mel (noticias)
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)

Siga-nos

Comentários

Publicidade