Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Sucesso do Parque Empresarial de Lanheses destacado em seminário sobre competitividade e investimento

Rádio Alto Minho

21 Maio 2019, 16:27

Acessibilidade

Publicidade

O Vereador do planeamento e gestão urbanística, desenvolvimento económico, mobilidade e coesão territorial da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou o sucesso do Parque Empresarial de Lanheses num seminário da marca N-Invest, iniciativa que visa aumentar a competitividade e a captação de investimento na região Norte através do apoio à gestão de áreas empresariais.

O debate aconteceu hoje na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, numa iniciativa da Associação Empresarial de Portugal (AEP). Na abertura do 1º painel, dedicado ao Contexto da promoção e do acolhimento empresarial do Alto Minho, Luís Nobre destacou a aposta que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem feito na atração de empresas e indústrias.

Como exemplo, apresentou o crescimento exponencial do Parque Empresarial de Lanheses, que considerou reunir “todas as condições” necessárias, realçando ”a qualidade das infraestruturas, das empresas e dos empresários”.

Indicou que a autarquia tem investido na celeridade dos processos de licenciamento, o que considerou ser um fator “decisivo” para o crescimento deste parque empresarial. O vereador frisou ainda o esforço da autarquia no contacto direto com o investidor e no acompanhamento personalizado.

Antes, Luís Miguel Ribeiro, vice-presidente da AEP, referiu que as associações empresariais devem promover um espírito de cooperação entre os empresários, explicando que a Associação Empresarial de Portugal quer criar condições para que as empresas sejam mais competitivas.

Nesse sentido, o N-Invest visa, em cooperação com os principais atores, públicos e privados, promover a competitividade e captação de investimento para a região Norte, através do apoio à gestão das áreas empresariais e serviços de acompanhamento personalizado para investidores nacionais e internacionais, numa lógica ‘one stop shop’.

Neste âmbito, a AEP lançou uma plataforma eletrónica com dados socioeconómicos detalhados de 407 áreas empresariais do Norte. A plataforma N-Invest visa permitir a potenciais investidores percecionarem a realidade de cada um dos 86 municípios do Norte e foi elaborada na sequência de uma estreita complementaridade com as comunidades intermunicipais, autarquias e associações empresariais da região.

O projeto N-Invest disponibiliza ainda um gabinete de apoio ao investidor, através do qual presta aconselhamento personalizado aos empresários, nacionais e estrangeiros, que pretendam investir na região.

O projeto prevê um investimento total de 985 mil euros, financiados a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e combina o mapeamento, a caracterização e a classificação das 407 áreas empresariais da região Norte com a disponibilização de um observatório (de informação socioeconómica e empresarial) e da plataforma eletrónica (com dados sobre toda a “oferta pertinente”) permanentemente atualizados.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade