Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Surfistas vianenses dão espetáculo em Espinho

Pedro Xavier

15 Abril 2019, 11:04

Acessibilidade

Publicidade

João Maria e Raquel Otero, atletas do Surf Clube de Viana (SCV), voltam a estar em destaque. Desta vez, foi na praia da Baía, em Espinho, e em dois campeonatos. No Circuito de Surf do Norte, 8 e 9 de abril, e no Junior Pro Espinho, a primeira etapa na Europa do circuito mundial de surf Pro Junior, de 10 a 14 de abril.

Raquel Otero foi a grande vencedora das duas categorias femininas, Sub-16 e Sub-18, nesta 4ª etapa do Circuito de Surf do Norte. Em Sub-16, lidera o ranking com uma vantagem confortável e, em Sub-18, mantém-se na luta pela liderança, numa altura em que ainda existem mais provas para realizar.

João Maria, que já se havia sagrado vice-campeão em Sub-14, subiu ao primeiro lugar do pódio em Sub-16. Com esta vitória, arrecadou também o título de campeão regional Sub-16.

Dos quatro primeiros lugares em prova, três foram conquistados por atletas do SCV.

Segundo Gonçalo Cruz, treinador da Raquel Otero, os resultados alcançados pelos atletas do clube foram muito positivos e as suas vitórias foram merecidas.

“A destreza e a performance competitiva alcançadas pela Raquel, conduziram, mesmo, a uma adaptação de novos desafios durante a época. João Maria é um atleta com grandes capacidades. O seu desempenho técnico valeu-lhe uma vitória num escalão acima do seu”, referiu.

Com os resultados obtidos, estes surfistas conquistaram também wildcards para o Pro Junior.

Raquel Otero encara estes resultados e a participação no Pro Junior como uma recompensa pelo seu trabalho e pela sua dedicação ao surf e ainda como um avanço importante para o seu percurso como atleta.

“Tenho treinado muito para evoluir. O circuito regional é muito importante em termos de formação. A participação no Pro Junior significa um passo maior, um grande avanço”, disse.

Raquel Otero e a participação em eventos mundiais são fruto de um longo e continuado trabalho de formação, no qual o clube vianense tem vindo a apostar e que, nos anos mais recentes, tem contado com o apoio do Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo.

João Maria também está contente com as conquistas obtidas, até agora, que atribui ao trabalho que tem desenvolvido, considerando ter margem para progredir.

“Esta vitória em Sub-16 foi importante para mim. Um dos meus objetivos era ser campeão regional Sub-16. A minha participação no Pro Junior, com os melhores do mundo, fez-me crescer enquanto atleta”, avançou. Acrescentando, “nesta época, que está a ser muito positiva, ainda me mantenho a competir noutras provas. Sinto que ainda tenho muito para progredir.”

O SCV teve um total de sete atletas em Espinho. Raquel Vale, também a competir em duas categorias, foi 3ª em Sub-18 feminino e 7ª em Sub-16; Beneditas Neves foi 5ª classificada nas duas categorias femininas; Sofia Gonçalves foi 9ª em Sub-16 e 12ª em Sub-18. Nos masculinos, Diogo Duque foi 7º nesta 4ª etapa regional e 9º da Geral e Afonso Santos foi 13º e 11º da Geral.

As condições do mar apresentaram-se desafiantes e também, por isso, Gonçalo Cruz considera que todos os atletas da equipa que competiram, em Espinho, estão de parabéns pelo esforço e dedicação demonstrados.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade