EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Tiago Brandão Rodrigues diz que escola Frei Bartolomeu dos Mártires está “absolutamente fantástica”

Andrea Cruz

11 Fevereiro 2019, 15:53

Acessibilidade

Publicidade

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, classificou hoje de “fantástica” a primeira fase das obras de requalificação da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, concluída no final de 2018.

“Queria agradecer à Câmara Municipal e à direção da Escola por todo o trabalho feito em dois anos. Assinámos o acordo de parceria e podemos começar a obra, feita pela Câmara Municipal e concluir esta primeira que está absolutamente fantástica”, disse o governante.

Tiago Brandão Rodrigues, que hoje inaugurou a primeira fase da intervenção, realçou o papel desempenhado pela Câmara de Viana do Castelo numa intervenção que tem um custo global 5,3 milhões de euros.

“A Câmara Municipal foi muito generosa porque, além de ter assumido a direção desta obra, de ter feito todo o trabalho em tempo recorde, financeiramente também aumentou o dinheiro que estava disponível pelos fundos comunitários e pela parceria que tínhamos no acordo inicial”, referiu.

Já o presidente da Câmara, José Maria Costa realçou que “entre 2019 e 2020, conjuntamente com fundos comunitários, a autarquia está a investir cerca de 10 milhões de euros na melhoria dos equipamentos escolares e desportivos do concelho”.

Com a conclusão da primeira fase das obras, em janeiro, mais de 350 alunos, de 17 turmas, iniciaram o segundo período letivo em novas salas de aulas.

A primeira fase da empreitada, incluiu, além das salas de aula, “os abrigos, átrio principal, percursos, biblioteca, bar, refeitório, cozinha, arrecadações, instalações sanitárias, secretaria, gabinete médico, entre outras”.

A segunda fase da intervenção, a concluir no verão, prevê a construção de um novo pavilhão e gimnodesportivo e os arranjos exteriores”. A escola abrirá portas no ano letivo 2019/2020 totalmente requalificada.

Com a intervenção concluída em janeiro, financiada pelo Norte 2020, pelo Governo e pela autarquia, a nova entrada principal da EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires recebeu um painel da artista Paula Branco Pereira, de Viana do Castelo.

A obra, com 5,22 metros quadrados, composta por 232 azulejos, pintado à mão, em ladrilho cerâmico, integra-se no projeto “Trajetórias de um Frei: simbolismos e micronarrativas”.

Tiago Brandão Rodrigues foi ainda visitar as obras de requalificação da escola EB 2.3/S de Barroselas, num investimento de mais de 1,9 milhões de euros, reclamada desde 2011.

O ministro assistiu à assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal e a direção do estabelecimento de ensino, em que o município reforça com mais 98 mil euros as obras em curso.

A empreitada começou em setembro de 2018 e tem um prazo de execução de 15 meses, abrangendo 29 salas de aula daquela escola que acolhe 494 alunos.

A obra integra ainda uma intervenção profunda em três espaços do equipamento escolar, nas áreas desportivas exteriores, nos arranjos exteriores, no pavilhão gimnodesportivo (será totalmente remodelado) e no pavilhão que alberga a cantina, o refeitório, a cozinha e o bar”.

O projeto dá ainda “grande atenção à mobilidade total do acesso aos equipamentos, bem como nas instalações sanitárias, que serão remodeladas e alteradas”.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - CASTING RAM
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)

Siga-nos

Comentários

Publicidade