Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Tibete português recebe primeira edição de trail running com 800 atletas

Rádio Alto Minho

28 Agosto 2019, 11:15

Acessibilidade

Publicidade

Considerada o Tibete português, a aldeia de Sistelo, classificada como monumento nacional, vai ser palco, no domingo, da primeira edição do Socalcos Trail Adventure. Cerca de 800 atletas portugueses, espanhóis e franceses vão percorrer os socalcos das serras da Peneda, em Arcos de Valdevez, e da Anta, em Monção.

Segundo a organização, a cargo das Juntas de Freguesia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, e de Merufe, em Monção, o percurso vai passar pelos lugares de Padrão e Porto Cova, em Sistelo e por Cernadas, Arado e Lavandeira, em Merufe.

Os participantes “vão percorrer os socalcos, brandas de gados, cruzar pequenos afluentes do rio Vez, percorrer calçadas antigas traçadas no monte que ainda hoje são usadas para acessos aos campos agrícolas ou para levar os animais para o pasto”.

A prova de ‘trail running’ passará pelo o Castelo de Sistelo, os espigueiros, pontes medievais e o rio Vez, percorrendo toda a encosta junto à nascente do Rio Vez, com altitudes que variam os 180 e os 1.360 metros”.

O objetivo da iniciativa conjunta das Juntas de Freguesia de Sistelo e Merufe é promover os concelhos de Monção e Arcos de Valdevez.

“É uma região com muito turismo rural ao qual quisemos aliar o turismo de natureza, cada vez com mais praticantes. Juntamos sinergias e decidimos apostar num projeto comum que foi bem acolhido”, sublinham as duas autarquias.

O número de participantes da primeira edição da prova é, para a organização, um “sinal de grande satisfação”.

“Inicialmente o objetivo era chegar às 400/ 600 inscrições. O prazo já terminou e temos 800 atletas inscritos, profissionais e amadores oriundos de Portugal, Espanha e França”, destacaram.

O “Socalcos Trail Adventure” inclui provas com 13 (mini ‘trail’), 18 (‘trail’ curto), e 30 quilómetros (‘trail’ longo), e uma caminhada de nove quilómetros.

Além da parceria com das Juntas de Freguesia de Sistelo e Merufe, a primeira edição do evento desportivo conta com a colaboração da Associação Sociocultural e Recreativa de Sistelo.

A prova está integrada na XV edição Feira Tradicional da Portela de Alvite, designação da área onde se realiza, uma montanha que divide as freguesias de Merufe e Sistelo.

O evento, que promove usos e costumes daqueles dois municípios, inclui tasquinhas tradicionais, expositores com material agrícola, feira do garrano, concurso de gado e corridas de cavalos.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade