Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Tradição do bananeiro promete nova enchente em Viana na véspera de Natal

Rádio Alto Minho

03 Dezembro 2018, 12:50

Acessibilidade

Publicidade

O Santa Luzia Futebol Clube vai, pelo terceiro ano consecutivo, garantir, na véspera de Natal, a tradição do Moscatel com Banana, em Viana do Castelo. Conhecida como Bananeiro, a tradição vai repetir -se em frente ao Museu do Traje, na Praça da República. O ex-libris da cidade promete voltar a encher-se de gente, este ano sem a estátua do Caramuru.

Para o presidente Santa Luzia Futebol Clube, Rogério Martins, trata-se de “uma manifestação de convívio e partilha que Viana do Castelo não dispensa”.

O costume foi realizado durante 60 anos por pela casa Riolanda, situada naquela zona da cidade, entretanto encerrada por morte da proprietária.

Apesar de se chamar casa Riolanda a designação de Bananeiro foi atribuída pelo facto de comercializar, durante muitos anos, as melhores bananas da cidade. No interior, a loja tinha um pequeno balcão onde servia bebidas, entre elas, o moscatel.

A tradição da banana e do cálice de moscatel foi relançado, em 2016, pelo Santa Luzia Futebol Clube, num convívio que junta várias centenas de pessoas.

A tradição do Bananeiro integra o programa municipal “Sentidos de Viana” 2018/2019, num investimento de 120 mil euros que inclui ainda quase uma centena de iniciativas. O “Sentidos de Viana” começou no último sábado e vai decorrer até 04 de janeiro.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade