EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Transformação do hotel Aliança em apartamentos pode recomeçar com garantia da proteção de muralha de Viana

Andrea Cruz

01 Fevereiro 2019, 19:01

Acessibilidade

Publicidade

A intervenção de reabilitação e de refuncionalização do antigo hotel Aliança, situado na Avenida dos Combatentes, no centro histórico de Viana do Castelo, em empreendimento de habitacional de luxo já tem luz verde para recomeçar.  A garantia avançada pelo vereador com o pelouro do Planeamento e Gestão Urbanística da câmara municipal. Luís Nobre afirmou estar assegurada a proteção do troço de muralha medieval encontrada aquando do arranque das obras do Edifício Aliança, em outubro de 2018.

Luís Nobre explicou que a solução encontrada pelo promotor do novo empreendimento habitacional “foi validada pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), permitindo o reinício dos trabalhos”.

“O achado vai ser encerrado, com recurso a uma manta geotêxtil e camadas de areia e brita, não só para o proteger, mas também para sinalizar a existência, naquele local, de um elemento importante, em caso de futura intervenção”, especificou, Luís Nobre

Além daquela solução, o vereador do planeamento e da gestão urbanística da câmara da capital do Alto Minho referiu que a DRCN realizou o “registo cartográfico e fotográfico de todo o achado”, adiantando existir intenção, por parte da DRCN, de “dar visibilidade, em termos de uma futura publicação” sobre aquele achado, em que “o município está interessado em colaborar como forma valorização e divulgação do seu património”.

Segundo Luís Nobre, o promotor está autorizado, desde a última quarta-feira, a retomar a construção do empreendimento, licenciado pelo executivo municipal. O responsável explicou que o troço de muralha medieval foi encontrado “aquando do início das obras”.

“A descoberta obrigou a toda uma reinterpretação do projeto, tendo a DRCN exigido um aditamento para que o promotor apontasse a solução que permitisse salvaguardar todo o interesse patrimonial”, disse.

A história do antigo hotel Aliança remonta a 1798, então denominado de Hotel Águia de Ouro. Em 1907 passou a designar-se como Hotel Aliança, sendo na altura do seu encerramento, em 2011 e com a mesma designação, o mais antigo em funcionamento na cidade. Tinha então 22 quartos e 44 camas, ostentando a classificação de duas estrelas.

Fonte da sociedade Aliança Rio, promotora do empreendimento de apartamentos de luxo, adiantou que “as obras deverão ser retomadas em março, estando prevista a sua conclusão em março de 2020”.

A mesma fonte não especificou o montante do investimento, “totalmente privado” adiantando tratar-se de um “montante bastante significativo”.

O novo empreendimento terá 11 apartamentos, entre T1 a T3, “luxuosos”, que “já se encontram quase todos vendidos” e uma área comercial.

Já em março de 2015, no decurso de obras de requalificação de algumas ruas do centro histórico, a cargo da autarquia, foi descoberto outro troço da muralha medieval.

A descoberta foi feita pelo gabinete de arqueologia da Câmara Municipal que foi “chamado a intervir de forma a cumprir as condicionantes impostas pela DRCN, junto à Travessa da Vitória, em pleno centro histórico da cidade”.

Na altura, “a estrutura posta a descoberto tinha cerca de 2.50 metros de espessura, tendo sido empregue na sua construção silhares graníticos de grande dimensão, nas faces, sendo o interior do muro composto por pedra não aparelhada, de vário porte, e por argamassa de barro”.

De acordo com a informação que consta no sítio da Câmara de Viana do castelo na Internet, “inicialmente construída com quatro portas, no final do século XV foi aberta uma quinta porta com o objetivo de possibilitar o acesso ao interior do burgo a partir do cais da Vitória- a porta de São Brás, mais tarde chamada da Vitória após a construção da Capela de Nossa Senhora da Vitória”.

“Os trabalhos arqueológicos que decorreram na Travessa da Vitória, no local onde terá sido aberta esta porta, permitiram identificar parte do troço da muralha medieval”, adianta.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Festa do Mel (noticias)
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Queima do Judas 2019
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)

Siga-nos

Comentários

Publicidade