Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Transmissão ao vivo de tratamentos “inovadores” por endoscopia liga hospitais de Viana e Guimarães a Universidade do Minho

Rádio Alto Minho

29 Janeiro 2020, 10:28

Acessibilidade

Publicidade

Chama-se "From basic to expertise – An UpToDate – New Frontiers" e é considerado o maior curso internacional de terapêutica endoscópica das vias biliares e pâncreas realizado em Portugal. Vai decorrer esta sexta-feira e sábado com uma iniciativa "inédita". Uma transmissão ao vivo a partir dos hospitais de Santa Luzia, me Viana do Castelo, e Senhora da Oliveira, em Guimarães para o auditório da faculdade de medicina da Universidade do Minho (UM), em Braga, onde estarão reunidos mais de 200 participantes de todo o mundo.

Segundo Luís Lopes, um dos organizadores da iniciativa, diretor do serviço de gastrenterologia do Hospital de Santa Luzia e professor da faculdade de medicina da UM, a transmissão juntará dois hospitais, “fisicamente longínquos”, para mostrar a um auditório com mais de 200 especialistas na área “as tecnologias mais recentes no tratamento das doenças do pâncreas, do fígado e das vias biliares, usando a endoscopia”.

“Vão ser utilizadas técnicas inovadoras, algumas das quais serão aplicadas, pela primeira vez, em Portugal, nomeadamente, as que permitem tratar as pedras da via biliar que, até há pouco tempo eram operadas e que, agora, podem ser fragmentadas com laser, e o tratamento de pedras no pâncreas, que agora é possível de uma forma minimamente invasiva”, especificou.

Luís Lopes, que reparte com Jorge Canena, gastrenterologista do hospital CUF Infante Santo, em Lisboa, a organização da terceira edição do curso internacional – ‘From basic to expertise – An UpToDate – New Frontiers’ – explicou que serão também apresentadas “técnicas inovadoras de tratamento, com radiofrequência, de tumores do pâncreas ou das vias biliares, sem recurso à cirurgia convencional”.

“Em termos de endoscopia diferenciada, as técnicas mais evoluídas fazem-se no Alto Minho. Os outros hospitais podem fazer tanto como nós, mas não fazem mais do que nós”, referiu Luís Lopes.

Na sexta-feira, as transmissões a partir das salas de endoscopia dos serviços de gastrenterologia dos hospitais de Viana do Castelo e Guimarães para o auditório da UM decorrem entre as 09:45 e as 13:15, com a “presença de vários especialistas internacionais, mundialmente reconhecidos na área da endoscopia de intervenção”.

A terceira edição do curso internacional de terapêutica endoscópica das vias biliares e pâncreas termina no dia 01 de fevereiro, na faculdade de medicina da UM.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade